Deputados federais paraibanos Aguinaldo Ribeiro (PP) e Hugo Motta (Republicanos) integraram a comitiva de parlamentares que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na sexta-feira, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, para comemorar a aprovação do projeto de reforma tributária na Câmara Federal em dois turnos. Conforme publicação do próprio presidente Lula no Twitter, o encontro foi “para agradecer pelas importantes votações da semana”. Aguinaldo foi o relator da proposta de reforma tributária e Hugo Motta é líder da bancada do Republicanos na Câmara.
A comitiva foi comandada pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), que teve papel considerado importante e decisivo na tramitação e aprovação da polêmica matéria. A foto da reunião publicada pelo presidente Lula mostra representantes de 13 partidos na Casa: PT, PP, MDB, União Brasil, PSD, PSB, Republicanos, Solidariedade, PCdoB, Podemos, Avante, Rede e PV. Lula destacou que os projetos são importantes, não para ele ou para o governo, mas para o Brasil, aludindo, também, à aprovação do arcabouço fiscal, que gerou controvérsias.
Todos os 13 partidos representados na imagem votaram, em sua maioria, a favor do projeto de reforma tributária, que teve como coordenador do Grupo de Trabalho o deputado Reginaldo Lopes, do PT-MG. A imagem marca ainda uma aproximação entre Lula e Arthur Lira. Na época em que tramitava no Congresso a MP 1.154, que estabelecia a estrutura ministerial do atual governo, o presidente da Câmara criticava a relação do Planalto com o Legislativo federal. PP e Republicanos apoiaram o governo de Jair Bolsonaro, que durante a semana declarou-se contra a reforma tributária, projeto com o qual Lira já havia se comprometido. Bolsonaro chegou mesmo a colidir com um de seus afilhados políticos de maior destaque, o governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos-SP, por conta do projeto. Além da reforma tributária, a Câmara aprovou outro texto importante para o governo nesta semana – o projeto que retorna o voto de qualidade do Carf.
Estiveram presentes, ainda, os deputados Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), Túlio Gadêlha (Rede-PE), Antônio Brito (PSD-BA), Fábio Macêdo (Podemos-MA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Tábata Amaral (PSB-SP), Zeca Dirceu (PT-PR), José Guimarães (PT-CE), Aliel Machado (PV-PR), André Fufuca (PP-MA), Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Luís Tibé (Avante-MG). Os ministros Rui Costa, da Casa Civil e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, também participaram da comemoração.