O deputado federal Murilo Galdino oficializou, ontem, sua investidura na presidência do diretório municipal do Repubicanos em Campina Grande, em evento concorrido que contou com a presença do ex-prefeito Romero Rodrigues, atual deputado federal pelo Podemos. A presença de Romero despertou especulações sobre uma provável candidatura sua a prefeito em 2024, diante do seu distanciamento com o prefeito Bruno Cunha Lima(PSD). Tanto Murilo como seu irmão, o deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, têm insistido no convite a Rodrigues para ele assinar ficha no partido com a possibilidade de ter espaço para candidatar-se novamente a prefeito.
Por estratégia, Romero tem adiado uma definição a respeito, mas, ontem, chegou a discursar no evento e admitiu que marchará com o Republicanos em embates futuros. Além da vaga para candidato a prefeito, o Republicanos acena a ele com espaço na chapa majoritária nas eleições de 2026. Rodrigues, conforme versões de bastidores, teria interesse em concorrer ao governo do Estado ou a uma vaga no Senado. A posse de Murilo Galdino foi prestigiada pelo presidente estadual do Republicanos, deputado Hugo Motta e por outras lideranças políticas. Na ocasião, Murilo deixou claro que o partido está na base de apoio ao governo João Azevêdo, do PSB e que se prepara para participar ativamente das eleições em Campina Grande no próximo ano, ora lançando candidatura própria, ora se compondo com outros partidos que fazem oposição a Bruno Cunha Lima.
Murilo Galdino, aliás, advertiu que filiados ao Republicanos que não estiverem alinhados com a oposição ao prefeito Bruno Cunha Lima podem se retirar da legenda, o que foi entendido nos meios políticos como um alerta ao vereador Marinaldo Cardoso, presidente da Câmara Municipal campinense, que já anunciou apoio à candidatura de Bruno à reeleição. O deputado Hugo Motta salientou que a estratégia do Republicanos continua sendo a de se fortalecer no cenário político da Paraíba, numa sequência do projeto que já vem sendo empreendido desde 2022, quando a legenda elegeu uma bancada expressiva à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, tendo influenciado, também, nas eleições majoritárias.
Quanto à situação do ex-prefeito Romero Rodrigues, alega-se que o seu distanciamento de Bruno Cunha Lima foi intensificado diante da aproximação do prefeito de Campina Grande com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que foi candidato a governador no primeiro turno. Ao mesmo tempo, Romero estaria se sentindo desprestigiado na atual administração que o sucedeu e desgostoso com críticas indiretas feitas por Bruno Cunha Lima a gestões passadas. O atual prefeito continua tentando minimizar a hipótese de rompimento de Romero com seu grupo, tendo afirmado que encarou com naturalidade, “como parte do jogo político”, a presença dele no evento do Republicanos. A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, tem dito que o partido confia na permanência e na fidelidade de dois parlamentares paraibanos – os deputados Romero Rodrigues e Ruy Carneiro.