Nonato Guedes
O deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba e um dos articuladores políticos do Republicanos, afirmou, ontem, em entrevista à rádio Arapuan, que o partido está se preparando para ocupar espaços nas eleições municipais de 2024 e de 2026 e que tem grandes chances de expansão no Estado. Ele afirmou que a “credibilidade” do Republicanos, “um partido que cumpre a palavra empenhada e os compromissos assumidos” tem facilitado o seu crescimento em diversas regiões, bem como o diálogo com lideranças políticas, ensejando até mesmo perspectivas de filiações para os pleitos vindouros.
Como um dos expoentes da sigla, Adriano vem contribuindo com o processo de fortalecimento do PR com vistas às disputas de prefeituras e de cadeiras em câmaras de vereadores, e ele acredita que novamente o partido vai surpreender, a exemplo da sua atuação no pleito de 2022, quando elegeu bancadas expressivas à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal. O presidente da ALPB tem acompanhado, de perto, os entendimentos que são mantidos para a adesão do deputado federal Romero Rodrigues, do Podemos, com o aceno de vaga para concorrer novamente à prefeitura de Campina Grande, que já exerceu por duas vezes. Considera que os entendimentos estão evoluindo positivamente e disse que Romero tem prazo para tomar uma posição. Aposta que ele está motivado para disputar o cargo, mesmo concorrendo contra o atual prefeito Bruno Cunha Lima (PSD), de cuja campanha em 2020 participou.
Adriano salientou, de forma enfática, que o Republicanos está na base de apoio ao governo de João Azevêdo (PSB) e acrescentou que se não for Romero o ungido há outros nomes de expressão capazes de representar o esquema nas próximas eleições. O presidente da Assembleia informou que será dada prioridade às eleições do próximo ano, mas frisou que o Republicanos tem quadros competitivos e está preparado para participar, ativamente, das eleições de 2026, que envolverão disputas ao governo do Estado e ao Senado. Ele elogiou a forma com que o deputado federal Hugo Motta, presidente da legenda, conduz internamente as decisões, “sem imposição, mas na base da conversa, da interlocução com os integrantes do partido”. Falou que, em relação a João Pessoa, há um grupo de líderes encetando conversas para a obtenção de consenso, o que o leva a admitir favoritismo do esquema liderado pelo governador.
Por fim, Galdino lembrou que nas eleições de 2022 o partido a que é filiado demonstrou espírito de renúncia ao abrir mão da luta por espaços nas chapas majoritárias, embora sondado para concorrer ao governo do Estado ou ao Senado. A opção tomada, porém, conforme seu relato, foi a de investir no fortalecimento das bancadas, bem como na continuidade do comando à frente da Assembleia Legislativa, além de participar da segunda gestão de João Azevêdo indicando nomes para secretarias estratégicas como a da Educação. Mas recorda que os líderes do Republicanos deixaram claro que, nas eleições seguintes, iriam lutar por protagonismo nas disputas do calendário. Esta semana, Adriano prestigiou a oficialização da investidura do seu irmão, deputado federal Murilo Galdino, como presidente do diretório municipal do Republicanos em Campina Grande e destacou que o evento sinalizou a largada para uma presença mais ativa da agremiação na Rainha da Borborema e nos municípios que integram o chamado Compartimento.