Nonato Guedes
A ex-primeira-dama do país Michelle Bolsonaro, presidente nacional do PL Mulher, fez seguidas referências elogiosas ao ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no evento promovido, ontem, em Cabedelo, na Paraíba e que foi tido como pontapé para as eleições municipais de 2024 e para o fortalecimento da agremiação. Na ocasião, a mulher do ex-ministro, médica Simone Queiroga, foi empossada como presidente do PL Mulher no Estado e, em discurso, falou sobre a importância da participação feminina no processo político e na tomada de decisões.
Em face das divergências internas dentro do PL paraibano tendo como pano de fundo a campanha eleitoral a prefeito de João Pessoa, Michelle Bolsonaro evitou anunciar oficialmente a pré-candidatura de Marcelo Queiroga à sucessão do prefeito Cícero Lucena (PP), mas mencionou seu nome diversas vezes na fala que durou cerca de 20 minutos. O discurso da ex-primeira-dama foi interrompido por uma video-chamada do ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontrava em uma barbearia em Brasília e fez uma participação dirigida a correligionários da Paraíba. No dia anterior, Michelle havia se reunido em João Pessoa com os deputados Cabo Gilberto Silva (federal), Walbber Virgolino (estadual) e o comunicador Nilvan Ferreira, que têm pretensões de candidatura na Capital e contestam o pré-lançamento de Queiroga, alegando que ele não tem militância concreta no Estado.
À certa altura, Michelle afirmou: “As mulheres não querem competir com os homens. Nós queremos somar, porque nós temos um olhar especial. Talvez pelo instinto maternal a gente consegue ser essa figura multifuncional, que cozinha, que cuida dos filhos, a mulher ajudadora e que trabalha fora”. Michelle Bolsonaro dedicou palavras de conforto a pacientes que são portadores de doenças raras e que tiveram seu olhar durante a passagem do marido pela presidência da República. Lembrou de sua fala em evento de que participou, quando destacou: “Se Deus me permitir chegar a esse local de poder, eu vou usar esse poder para ajudar as pessoas que precisam”. A ex-primeira-dama evitou entrevistas à imprensa, abstendo-se de comentar temas polêmicos como os processos contra seu marido na Justiça e as especulações sobre provável candidatura sua à Presidência da República em 2026.
O site “Poder360” informou: “O evento do PL Mulher na Paraíba é parte de uma série de encontros em Estados brasileiros promovidos pelo projeto da sigla. A iniciativa pode ser uma estratégia para aumentar a visibilidade política de Michelle Bolsonaro, que já demonstra intenção de se candidatar à Presidência da República”.