O governador da Paraíba, João Azevêdo, participou nesta segunda-feira, 17, em Xangai, na China, de reunião com a reitora da Universidade Jiao Tong, Lisa X Xu, ocasião em que consolidou a parceria para a implantação do radiotelescópio Bingo, no município de Aguiar, no Sertão paraibano. O chefe do Executivo estadual ainda avançou nas tratativas de intercâmbio de professores e alunos nas instituições de ensino superior chinesa e da Paraíba.
Ele explicou que a Universidade de Jiao Tong é a principal parceria da USP e da Universidade Federal de Campina Grande no projeto Bingo. “Garantimos a conclusão do projeto e abrimos a possibilidade de intercâmbio de professores e alunos na Universidade Jiao Tong, que é uma das cinco melhores do mundo. Estamos extremamente felizes com os resultados, agradecemos a honrosa forma com que fomos recebidos e temos certeza de que avançaremos muito mais nas cooperações e nos possíveis intercâmbios que teremos”, enfatizou.
Estiveram presentes, ainda, secretários de Estado, a reitora do Instituto Federal da Paraíba, Mary Roberta, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Antônio Fernandes, professores, pesquisadores e a assessoria de assuntos internacionais do IFPB, Mônica Montenegro. O radiotelescópio Bingo, acrônimo em inglês para “Oscilações Acústicas Bariônicas em Observações Integradas de Gás Neutro” é um equipamento que será o maior da América Latina e irá mapear as emissões de hidrogênio neutro no espaço profundo. A partir daí, usará as oscilações acústicas de bárions como régua padrão para medir a expansão do universo, colocando a Paraíba como protagonista no cenário científico internacional.