Ao destacar a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro na Paraíba, no final de semana, para um evento do PL Mulher, a mídia nacional mencionou o episódio em que a esposa de Jair Bolsonaro pediu para que a deputada federal e vice-presidente do segmento feminino do partido, Amália Barros (PL-MT), retirasse sua prótese ocular antes de discursar. Isto aconteceu no encontro em Cabedelo, no sábado, numa casa de recepções. “Ela vai contar agora para vocês o porquê de ela ser uma mulher que faz acontecer. Mas eu quero você sem prótese. Eu amo vê-la sem prótese, gente. Deixa eu segurar seu olho”, pediu Michelle.
A deputada, como revela o “Poder360”, atendeu ao pedido e brincou: “Ela sempre faz isso comigo e eu ainda não aprendi a já vir sem prótese”. Amália Barros contou que perdeu a visão do olho esquerdo quando tinha 20 anos de idade. “Eu dormi enxergando e acordei cega. Foi da noite para o dia, literalmente”, disse. A deputada contraiu toxoplasmose, uma doença infecciosa causada por um protozoário geralmente encontrado em fezes de gatos e que causa graves infecções no olho, podendo levar à cegueira. Segundo Barros, ela fez 14 cirurgias e uma décima quinta para a retirada do olho e substituição por uma prótese.
Sua história motivou a aprovação da Lei 14.126/2021, que classifica a visão monocular como deficiência sensorial e o texto foi sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Assim como Amália, a ex-primeira-dama tem ligação e engajamento nas causas sociais voltadas às pessoas com deficiência, em especial, para causas da comunidade surda. A página nacional do PL Mulher registra a visita de Michelle Bolsonaro à Paraíba e acrescenta que o encontro reforçou a importância da participação feminina na política. A ex-primeira-dama está percorrendo o país para emposar as presidentes estaduais do PL Mulher e divulgar o Projeto Mulher que Faz Acontecer.
Recém-empossada na Paraíba, a médica Simone Queiroga ressaltou que a mulher precisa ter voz e representação. “E nós só vamos conseguir isso se elas ocuparem os seus espaços, quer seja nas Câmara de vereadores, nas prefeituras, no governo, no Senado, na Câmara Federal, onde elas quiserem estar”, concluiu Simone. Michelle Bolsonaro, no discurso, falou sobre a valorização da família, a defesa dos valores conservadores e defendeu oportunidades iguais para homens e mulheres. A presidente nacional reforçou ainda a importância das pautas da direita e ressaltou o compromisso do PL Mulher em promover políticas inclusivas e igualitárias.