O suplente de deputado federal Raniery Paulino, do Republicanos, prepara-se para assumir a titularidade do mandato por um período de l20 dias, na vaga do deputado Murilo Galdino, que anunciou intenção de requerer licença. O gesto faz parte de um acordo firmado, depois das eleições no ano passado, com vistas a um rodízio entre os deputados eleitos para permitir a ascensão de Raniery, que ficou na primeira suplência no pleito. Ex-deputado estadual, Paulino é cogitado, nos meios políticos, como provável candidato a prefeito de Guarabira nas eleições de 2024 com o apoio do governador João Azevêdo.
Em declarações à imprensa, Raniery, que é filho do ex-governador Roberto Paulino, salientou que o partido presidido pelo deputado federal Hugo Motta tem sido muito correto e tem crescido bastante na Paraíba justamente por estar cumprindo os entendimentos e acordos, prestigiando os seus filiados e militantes da linha de frente. Acrescentou que a sua ascensão ao mandato de deputado federal possibilitará à região do Brejo paraibano voltar a ter uma voz na Câmara em defesa dos seus interesses, revelando que está à disposição para encaminhar as reivindicações sobre problemas prioritários da população local.
Com relação à sua provável candidatura a prefeito de Guarabira, Raniery frisou que o tema ainda demandará conversações e articulações por parte dos líderes do Republicanos e de outras lideranças políticas influentes, para a formação de uma chapa realmente competitiva e com condições de conquistar o poder municipal, exercido atualmente por Marcus Diogo, do PSDB. Paulino poderá vir a ter como adversária a deputada estadual Camila Toscano, reeleita pelo PSDB em 2022 e que tem tido uma atuação destacada na Assembleia Legislativa. A parlamentar não confirma oficialmente a pretensão de ser candidata mas enfatiza que não fugirá a desafios para os quais venha a ser chamada. Ela tem o apoio do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima, presidente estadual do PSDB, para enfrentar a disputa em Guarabira.