O governador em exercício Lucas Ribeiro (PP) participou, ontem em Brasília, de uma reunião entre o Consórcio Nordeste e o Fundo Internacional da Agricultura (Fida), que reuniu governadores, secretários e agentes públicos de todos os Estados nordestinos para discutir investimentos e financiamentos para políticas públicas direcionadas à agricultura familiar e combate à fome na região. Na ocasião, Lucas Ribeiro ressaltou os resultados positivos alcançados por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável e de Combate à Pobreza Rural (Procase), uma importante parceria entre o governo da Paraíba e o Fida. O governador destacou que a agricultura familiar no Estado tem passado por uma verdadeira transformação graças à iniciativa.
– É gratificante testemunhar os impactos positivos desse projeto na vida das pessoas. Por meio da implementação de novas técnicas, aperfeiçoamento dos sistemas produtivos, capacitação e adoção de novas tecnologias, estamos presenciando um cenário de desenvolvimento e crescimento nas comunidades rurais. Ver as famílias alcançando uma maior estabilidade financeira, segurança alimentar e qualidade de vida é verdadeiramente inspirador – ressaltou o governador em exercício. Lucas ele está substituindo ao governador João Azevêdo, que cumpre viagem pela China com comitiva de auxiliares. João é o presidente do Consórcio Interestadual do Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.
Na última segunda-feira, o presidente do Fida e sua comitiva visitaram alguns dos arranjos produtivos apoiados pelo Procase na cidade de Cabaceiras, incluindo a Cooperativa de Criação de Caprinos e Ovinos, o assentamento agrário e escola rural na Serra do Monte, bem como a campanha de documentação de mulheres rurais. Durante o encontro, também foi anunciado o lançamento do edital do projeto “Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste”. A iniciativa, realizada pelo Fida em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, capacitará 250 mil famílias em quatro Estados nordestinos, promovendo a adoção de sistemas de produção agropecuária resilientes, a conservação dos recursos hídricos e a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.
Também estiveram presentes na reunião em Brasília o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante e governadores de Estados da região Nordeste.