O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, recebeu, ontem, um grupo de membros da Academia Paraibana de Letras, incumbido da entrega de exemplares do livro “Paraibanos no Tribunal de Contas da União”, projeto que tem a parceria de ambas as instituições. A visita foi capitaneada pelo escritor Ramalho Leite, presidente da APL.
A obra expõe as biografias dos paraibanos que, no transcurso dos anos, chegaram ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. O convênio foi firmado, ainda, na gestão do conselheiro Fernando Catão, em 2022. Ramalho Leite destacou: “O livro é uma homenagem da Academia Paraibana de Letras aos 135 anos de instalação do Tribunal de Contas da União e aos 53 anos do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba”.
Comentário do conselheiro Nominando Diniz enaltece a dimensão dos paraibanos na mais elevada instância do controle dos atos e gastos públicos. “É deles que trata, em tão boa hora, este livro composto para o indispensável registro de seus perfis e de suas ações inspiradoras”, assinalou. Para Fernando Catão, “este é um projeto que reescreve capítulo importante da história política, jurídica e administrativa da Paraíba. E é, também, um contributo valioso para a edificação da memória nacional.
A obra contém os perfis de todos os paraibanos que ocuparam cadeira no TCU e que são: Pedro Cunha Pedrosa, José Pereira Lira, Vergniaud Borborema Wanderley, João Lourenço, José Américo de Almeida, João Agripino, Thales Ramalho e Vital do Rêgo Filho.