O prefeito Bruno Cunha Lima realizou na manhã desta sexta-feira, 21 de julho, o início da entrega de mil kits “Explorador Kids” a escolas e creches da Rede Municipal. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Félix Araújo, no Catolé. A iniciativa faz parte das ações do programa Campina de A a Z e impacta diretamente mais de 9 mil estudantes.
Os kits são compostos por um robô com acessórios, cinco tapetes pedagógicos, um livro com material didático, além do acesso a propostas pedagógicas via plataforma virtual. As escolas e creches beneficiadas com a ação são aquelas com turmas de Pré-Escolar, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Para Bruno, uma das principais vocações de Campina é a Educação, e esta tem sido uma das principais áreas de atenção da gestão. “Campina vai completar 159 anos e o que fez com que crescesse tanto foi a Educação. E hoje eu tenho a alegria e o orgulho de saber que damos sequência a uma das grandes características que Campina tem. Nossa prioridade são os 40 mil alunos da Rede. Assumi o compromisso de diminuir as distâncias entre escolas públicas e privadas. E o que a gente tem visto não é apenas a diminuição das distâncias, mas uma migração do ensino privado para o público. Estamos fazendo com que cada real que chega na Secretaria de Educação seja aplicado para aqueles que merecem: os estudantes da nossa Rede”, ressaltou.
O secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, ressaltou que a entrega dos kits faz parte de uma série de investimentos tecnologia aplicada à Educação. “É o maior investimento em tecnologia feito na Educação. Em 2 anos, nós entregamos conectividade a todas as escolas, smarTVs, notebooks a professores, gestores e técnicos. Recentemente todas as escolas receberam também laboratórios móveis de informática com chromebooks, e agora os kits de robótica para todos do Pré-escolar, 1º e 2º anos. Isso é investimento no estudante”, destacou.
O gerente de Estatística e Informática, Cayque Silva, explicou que os professores já passaram por formação em robótica e pensamento computacional para o uso dos kits. “Nas ações da Secretaria, a gente busca trabalhar quatro eixos: visão, para que o professor entenda a importância da tecnologia em sala de aula; a formação, para que quando os equipamentos cheguem, eles saibam manuseá-los; infraestrutura, propriamente a aquisição dos itens; e recursos educacionais, pois eles têm acesso a uma plataforma com materiais didáticos e roupinhas para os robôs, que dão a possibilidade de ampliar a execução das atividades”, explicou.