No mês dedicado à saúde animal e prevenção de zoonoses, denominado “Julho Dourado”, o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) destacou o pioneirismo de trazer a causa animal para o debate na sociedade paraibana. O parlamentar relembrou as ações voltadas para a temática, a exemplo da destinação de verbas para a construção e compra de equipamentos para o Hospital Veterinário de João Pessoa. Acha que a prefeitura ainda não tirou o projeto do papel mesmo com os recursos garantidos.
O deputado ressaltou a criação de projetos de lei em defesa do bem estar animal e a garantia de verbas para a criação de novos serviços. “Há quase três anos eu destinei uma emenda de R$ 1 milhão para a construção do primeiro Hospital Veterinário Público de João Pessoa. Pouco tempo depois, enviei mais R$ 300 mil para a compra de equipamentos para a unidade. Infelizmente, o apagão administrativo instalado na prefeitura de João Pessoa não permitiu que a obra fosse sequer iniciada, mesmo com todos esses recursos garantidos”, acrescentou.
O parlamentar lembrou que o assunto era tratado de forma muito tímida na Paraíba e se limitava a grupos específicos da sociedade. “Em 2020, durante a campanha eleitoral, eu trouxe o debate para o cenário político e a partir dali conseguimos avançar com novas ações e projetos. Ainda precisamos evoluir em muitos aspectos, mas a própria sociedade já está mais consciente e atenta para cobrar a implantação de políticas públicas voltadas para o segmento”, frisou.
Ruy disse que é autor do projeto de lei prevendo punições mais rígidas em casos de maus tratos aos animais. Criou o PL que obriga espaços que comercializam animais a terem um médico veterinário responsável pelo ambiente. Ainda desenvolveu uma cartilha com o objetivo de orientar ongs e demais entidades do segmento a conseguirem recursos federais, além de destinar recursos para os municípios ampliarem e implantarem serviços de castração e ações voltadas para controle das zoonoses, a exemplo de Pedras de Fogo e Guarabira.