Nonato Guedes
O colunista do UOL José Roberto de Toledo informa que há vários indicadores que mostram que as eleições municipais de 2024 tendem a ser de continuidade, ou seja, atuais prefeitos terão uma alta taxa de reeleição ou então conseguirão conseguir candidatos que tiverem seu apoio. “A taxa de reeleição de prefeitos pode bater recordes em 2024”, afirma o colunista. Na Paraíba, segundo levantamento da reportagem, os prefeitos dos dois maiores colégios eleitorais — Cícero Lucena (PP), de João Pessoa, e Bruno Cunha Lima (PSD), de Campina Grande, são favoritos para obter recondução nas urnas.
O recorde de quantidade de prefeitos reeleitos, conforme José Roberto de Toledo, foi registrado em 2008, quando 65% deles conseguiram vencer a disputa pelo cargo que já ocupavam. Uma pesquisa feita pelo IPEC sobre o índice de confiança nas instituições brasileiras mostra que os governos locais têm a mais alta taxa de confiança da série histórica, que começou em 2009. Em uma taxa de 0 a 100, o índice de confiança nos governos locais atual é de 54. Em 2009, essa taxa era de 53. Um dado importante apontado pelo colunista do UOL é que as prefeituras estão com dinheiro em caixa para turbinar campanhas.
O Tesouro Nacional calcula a capacidade de pagamento de todas as prefeituras do país e anualmente as atribui uma nota. Em 2023, a maior parte das capitais brasileiras está com uma nota positiva e melhorou a classificação em relação a 2020, quando houve o último pleito municipal. Em 2024 se somará à confiança da população o fato dos gestores terem mais dinheiro em caixa. Um outro indicador revelado é o de que o ex-presidente Jair Bolsonaro não é um bom cabo eleitoral para prefeitos. Quando ocupava a presidência em 2020, as eleições municipais foram um desastre para Bolsonaro. Agora, fora do cargo, o ex-presidente não deverá ser o melhor cabo eleitoral para prefeitos. De toda forma, ele consegue aglutinar cerca de 25% do eleitorado e em algumas capitais, como São Paulo, deverá se valer de dobradinha com líderes como o governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos.
Em João Pessoa, na Paraíba, o prefeito Cícero Lucena (PP) aposta numa série de obras e investimentos em parceria com o governador João Azevêdo (PSB) para alavancar sua candidatura à reeleição. Os principais adversários, em princípio, são o comunicador Nilvan Ferreira, que tenta migrar do PL para o União Brasil e o deputado federal Ruy Carneiro, do Podemos. Ambos focam candidatos em 2020, tendo Nilvan, que concorreu pelo MDB, avançado para o segundo turno contra Cícero Lucena, enquanto Ruy Carneiro ficou na terceira colocação. O prefeito Cícero Lucena propõe-se a manter a aliança com o PSB, em torno do nome do atual vice-prefeito Leo Bezerra, mas busca atrair outras forças políticas, inclusive, do Partido dos Trabalhadores, que está dividido entre a aliança e a candidatura própria.