Em entrevista, ontem à noite, ao Sistema Arapuan de Comunicação, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga, sugeriu que o comunicador Nilvan Ferreira, ex-candidato a prefeito de João Pessoa e ex-candidato a governador do Estado, seja candidato a prefeito de Campina Grande nas eleições de 2024, justificando que ele teve uma votação expressiva na Rainha da Borborema quando concorreu ao Palácio da Redenção. Queiroga, que é filiado ao PL, assegurou que sua pré-candidatura a prefeito de João Pessoa é irreversível e conta com apoios importantes dentro da legenda, mencionando o ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto e o presidente estadual, deputado federal Wellington Roberto.
O ex-ministro tomou uma “invertida” de Nilvan ao tomar conhecimento das suas declarações sobre candidatura em Campina Grande. “Não tomo conhecimento dessa declaração”, reagiu o comunicador, em tom lacônico. Nilvan sustenta uma queda-de-braço com Queiroga para conseguir a indicação a prefeito de João Pessoa dentro do PL, mas, ao mesmo tempo, abriu canal de conversações com o senador Efraim Filho, presidente do União Brasil no Estado. Tanto Efraim como Ferreira mencionaram “pontos de convergência” no diálogo que tem sido mantido a respeito de composições para a disputa eleitoral do próximo ano. O União Brasil considera-se o segundo partido mais forte na Paraíba, depois do PSB do governador João Azevêdo, e até então não havia avançado nas discussões de nomes próprios com chances de disputar a sucessão do prefeito Cícero Lucena (PP).
Os problemas enfrentados por Nilvan dentro do PL facilitaram a aproximação entre os dois políticos, que se disseram “de portas abertas” para aprofundar conversas. O senador Efraim, cujo nome é especulado como alternativa ao governo do Estado em 2026, revelou que está focado no fortalecimento da agremiação com vistas, já, às eleições municipais. O dirigente partidário teceu elogios ao ex-candidato Nilvan Ferreira, lembrando que ele teve boas performances tanto como candidato a prefeito de João Pessoa como na condição de postulante ao governo do Estado, inclusive, avançando para o segundo turno em 2020 contra o candidato eleito na Capital, Cícero Lucena. “Sem dúvidas, é um quadro valoroso”, emendou.
Ontem, em São Paulo, o senador Efraim Filho manteve uma audiência com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, para ouvir opiniões dele a respeito do projeto de reforma tributária que foi aprovado na Câmara dos Deputados e que passa a ser discutido no âmbito do Senado. O parlamentar qualificou como proveitosa a conversa, dizendo ter colhido subsídios importantes que vão nortear o trabalho do Grupo de Trabalho que foi formado no Senado para atuar na Comissão de Assuntos Econômicos – CAE, sobre a questão da reforma tributária. “A filosofia continua sendo a de reduzir a excessiva carga tributária que penaliza o cidadão comum, a sociedade”, explicou o parlamentar paraibano.