O deputado federal Ruy Carneiro, do Podemos, disse que os diversos problemas sociais, de segurança e saúde pública, provocados pelas “cracolândias” instaladas em João Pessoa chamaram a sua atenção e deveriam alertar as autoridades paraibanas para a tomada de providências urgentes a fim de resolvê-los. O parlamentar defende um debate amplo junto à sociedade e relembra o apoio a instituições que atuam na reabilitação de dependentes químicos.
Ruy acredita que a temática precisa ser discutida por todos os poderes constituídos. E justifica: “Hoje existe cracolândia no Mercado de Artesanato, Largo da Gameleira, Centro de João Pessoa e em outros pontos da cidade. Esse é um assunto sobre o qual muita gente silencia, mas que precisa ser tratado com urgência. Para isso, é importante contar com a participação e o envolvimento de diversos segmentos, a exemplo da OAB, Ministério Público, Prefeitura, Segurança Pública, vereadores e demais envolvidos no tema”.
Conforme o deputado, a situação está se agravando e não pode mais ser ignorada pelas autoridades. “Existem debates que precisam ser feitos e este é um assunto que precisa ser equacionado. O que não podemos é deixar a coisa do jeito que está e ficar todo mundo assistindo passivamente esses pontos aumentarem”, advertiu. O parlamentar ainda destacou o apoio dado para instituições que atuam na reabilitação de dependentes químicos. “De maneira geral, as prefeituras e o poder público não oferecem nenhum tipo de apoio para a questão dos dependentes químicos. Tenho contribuído com algumas ações aqui na Paraíba, na fazenda Esperança, coloquei energia solar na unidade de Guarabira. Também tenho acompanhado o trabalho maravilhoso desenvolvido pela Abrace em Santa Rita, do pastor Munguba, porém, é preciso ampliar essas ações para encarar a gravidade desse problema, que tem aumentado consideravelmente no Brasil e no mundo”, finalizou Ruy Carneiro.