Nessa quinta-feira, 3, a Assembleia Legislativa da Paraíba realizou uma audiência pública para debater a regularização da distribuição de água nos municípios de Areial e Montadas e solicitar que o abastecimento seja feito de forma diária através da adutora emergencial. A audiência foi proposta pela deputada Sílvia Benjamin e aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Areial e contou com a presença dos deputados Chió, Fábio Ramalho e Sargento Neto.
Sílvia Benjamin disse que o governador João Azevêdo, o prefeito d Areial, Adelson Benjamin e o prefeito de Montadas, Jonas de Souza, através de termo de cooperação técnica, inauguraram em 2021 o bombeamento da água da adutora emergencial para os respectivos municípios. Segundo ela, a obra, que é considerada uma das mais importantes de toda a população daquela região, conseguiu resolver um problema antigo e que parecia não ter fim, especialmente nos meses de estiagem: a falta d’agua nas torneiras. A parlamentar acredita que s debates iniciados hoje foram fundamentais para unir forças entre os municípios, a Cagepa e a Assembleia Legislativa.
“Há 10 anos tivemos um problema muito grave de falta de água em Areial. Na época, foi feita uma adutora emergencial, ligando a adutora de São Sebastião de Lagoa de Roça até Areial, que também seguiu para Montadas em 2021. Mas, infelizmente, a ação não foi capaz de solucionar o problema definitivamente e, por isso, convidamos representantes da Cagepa, bem como a população, para acharmos uma solução definitiva para todos”, explicou a deputada. Para o deputado Sargento Neto, reunir a população e os representantes do poder público em uma audiência proposta pela Assembleia ajudou a definir as necessidades dos municípios e as formas possíveis de solucionar os problemas de falta de água na região. “As pessoas pagam pela água e têm o direito de receber o serviço da melhor maneira possível. Hoje, a situação não está boa, mas conseguimos formular algumas propostas e encaminhamentos para dar uma resposta positiva em breve, para toda a população”, resumiu o deputado.