O governador da Paraíba, João Azevêdo, recebeu, ontem, no Centro Integrado de Comando e Controle de João Pessoa o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, as governadoras do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) e de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), além do governador do Ceará, Elmano de Freitas, ocasião em que foi assinado o acordo interfederativo entre os Estados e a União para garantir a operação sustentável do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.
A celebração do documento assinado pelos governos estaduais e o governo federal prevê a viabilização de recursos para obras hídricas, o fomento às ações do setor produtivo nas áreas beneficiadas pela Transposição e o fornecimento adequado dos serviços de operação, manutenção e fornecimento de água bruta do PISF. Na ocasião, o chefe do Executivo da Paraíba ressaltou que a celebração do acordo representa a continuidade e sustentabilidade do sistema que já beneficia milhões de nordestinos.
– A água já chega e apenas na Paraíba mais de um milhão de pessoas são beneficiadas. Nós já outorgamos mais de quatro mil pequenos agricultores, que utilizam a água que passa pelo Rio Paraíba para a produção, e o futuro desse projeto está garantido, além das obras complementares que são fundamentais para que o sistema funcione – frisou.
Por sua vez, o ministro Waldez Góes celebrou a assinatura do acordo e considerou o momento histórico para a região. “Nessa agenda interfederativa, o governo federal anuncia várias obras complementares, bem como os governos estaduais. O governo federal assume o compromisso principal em relação à obra de transposição com toda a sua manutenção, infraestrutura hídrica, revitalização de bacias, água para consumo humano, produção de alimentos e governança do sistema”, pontuou.
A celebração do acordo interfederativo entre os Estados e a União para garantir a operação sustentável do PISFfoi acompanhada pelo vice-governador Lucas Ribeiro, pela senadora cearense Augusta Brito, pelo presidente da Assembleia da Paraíba, Adriano Galdino, pelo prefeito Cícero Lucena e pelos deputados federais Gervásio Maia e Murilo Galdino.