O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, comemorou, ontem, em entrevista, a premiação do Porto de Cabedelo como o melhor do Brasil na categoria Execução de Investimentos Planejados, conquista obtida na quarta edição do Prêmio “Portos +Brasil”. Revelou que o equipamento, reconhecido como um dos mais importantes na economia paraibana e regional, tem recebido grandes investimentos do Governo João Azevêdo em sua modernização nos últimos quatro anos, a exemplo da aplicação de mais de R$ 300 milhões para aprimorar a capacidade operacional e a competitividade.
– Receber o prêmio de melhor Porto do Brasil em execução de investimentos é um testemunho do trabalho incansável de nossa equipe e de todos os que fazem o Porto de Cabedelo. Agradeço o empenho de todos e a confiança do governador João Azevêdo – salientou Ricardo Barbosa, dizendo que ficou emocionado com a notícia da premiação. Conforme ele, os investimentos na modernização do Porto de Cabedelo não se resumem apenas ao aprofundamento do canal de acesso, que passará de 9,14 metros para 11 metros, permitindo o recebimento de navios de até 55 mil toneladas com a consequente geração de mais empregos e o fortalecimento da economia paraibana.
Os armazéns também estão passando por reformas, o que vai possibilitar instalações modernas e eficientes para as operações, sendo mais de R$ 300 milhões em investimentos no total. A cerimônia que deu ao Porto de Cabedelo o título de melhor porto em execução de investimentos planejados contou com a participação de destacadas autoridades do setor portuário e foi conduzida pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e pelo secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico. O Prêmio “Portos +Brasil” é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério de Portos e Aeroportos. Ao todo, a premiação está dividida em dez categorias, com reconhecimento em primeiro, segundo e terceiro lugares, com o objetivo de incentivar melhorias na gestão dos portos brasileiros.
Ricardo Barbosa foi deputado estadual, secretário de várias Pastas e também atuou em gabinetes parlamentares e de governo em Brasília. Exercia o mandato na Assembleia Legislativa em 2022 quando resolveu concorrer à Câmara Federal, pelo PSB, ficando, porém, na suplência. Seu nome tem sido cogitado pelo esquema do governador João Azevêdo para disputar as eleições de 2024 à prefeitura de Cabedelo e Barbosa já enfrenta o fogo cruzado de adversários ligados ao prefeito atual Vítor Hugo Castelliano. Para ele, a premiação do Porto em sua gestão “foi uma recompensa alvissareira diante das calúnias e das críticas infundadas que têm sido dirigidas à gesão da Companhia Docas da Paraíba”.