Otacílio Batista, um dos maiores cantadores do país, completaria 100 anos em 2023. Para celebrar a data, Sandino Patriota lança a biografia ‘Otacílio Batista, uma história do repente brasileiro’ pela Acorde! Editoral. O livro, além de colocar definitivamente o homenageado no panteão dos grandes artistas brasileiros, penetra com maestria e delicadeza por sua vida privada, conduzindo o leitor pelos caminhos do Vale do Pajeú e do sertão nordestino até
ganhar o brasil e o mundo a partir de João Pessoa. A obra revela a face humana do poeta cantador e contextualiza momentos e lugares importantes situando o leitor sempre que necessário. O livro terá lançamentos presenciais em João Pessoa (28/09), Fortaleza (05/10), Tabuleiro do Norte, Patos, Itapetim e São José do Egito, cidade natal de Otacílio.
Sobre o livro
‘Otacílio Batista, uma história do repente brasileiro’ é a biografia do cantador-repentista Otacílio Batista, pernambucano de Itapetim (PE), radicado em João Pessoa (PB), na qual se destaca seu papel na poesia de repente brasileira e a relevância desta cultura oral na constituição da literatura e da história do Brasil. O livro se empenha em desbravar a vida do homenageado, proporcionando ao leitor conhecer a música popular nordestina e seus diversos gêneros (martelo, galope à beira-mar, gemedeira, sextilha, entre outros). Com prefácio de Edmilson Ferreira dos Santos e posfácio de Fernando Patriota, a biografia assinada por Sandino Patriota se apresenta como documento imprescindível para a historiografia da música popular brasileira. Segundo o autor, “essa biografia sintetiza um
trabalho de pesquisa em arquivos, entrevistas com pessoas do mundo do repente e revisão das principais obras sobre o tema. Seu lançamento, no ano do centenário do nascimento de Otacílio, é uma grande oportunidade para ressaltar o papel da poesia de repente na constituição da literatura brasileira.
Sobre o autor
Sandino Patriota é jornalista, formado em letras e pesquisador da filosofia da linguagem pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Sandino é paraibano e neto de Otacílio. Nos últimos anos, dedicou-se a pesquisar os arquivos pessoais, as publicações fundamentais sobre o tema e a realizar entrevistas com pessoas do mundo cantoria, familiares e amigos que conviveram com Otacílio para produzir a presente obra.