O presidente da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba, Carlos Ulysses Neto, participou ontem, no auditório do B Hotel, em Brasília, do XIII Fórum de Integração Jurídica, sobre temas atuais do Direito Notarial e Registral. O evento foi promovido pela Escola Nacional de Notários e Registradores. Na foto, ele aparece ladeado pelo presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar, e pelo ministro do STJ, Sérgio Kukina.
A abertura foi feita pelo presidente do Conselho Superior da ENNOR, da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e da Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR), Rogério Portugal Bacellar; pelo ministro do STJ, Mauro Campbell (diretor-geral da ENFAM), bem como pelos presidentes da Associação dos Magistrados Brasileiros, Frederico Mendes Júnior e da Ordem dos Advogados do Brasil, Alberto Simonetti.
A programação do Encontro, voltado à integração jurídica, com foco na interferência do Direito Notarial e Registral em outras dimensões, teve início com uma aula magna proferida ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto e foi sucedida de palestras, mesa-redonda, lançamento de grupos de pesquisa e culminou com homenagens aos ministros Sérgio Luíz Kukina (STJ) e Péricles Aurélio Lima de Queiroz (STM), ao juiz Alexandre Chini Neto (TJRJ) e ao reitor Valdir Alexandre Pucci (Faculdade Republicana).
Os assuntos abordados foram o impacto da reforma tributária para notários e registradores, a importância da advocacia na extrajudicialização, a atuação do notário e do registrador em temas de relevância social, e registro de créditos de carbono e suas titularidades.