A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou na sessão desta terça-feira, 15, o Projeto de Lei do deputado Michel Henrique, dispondo sobre o atendimento psicossocial prioritário na rede estadual de saúde às mães que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com Transtorno do Espectro Autista. O projeto especifica que hospitais públicos e particulares, clínicas, CAPs, postos de saúde e credenciados à rede estadual de Saúde devem disponibilizar o atendimento às mães e autistas. Ressalta Michel Henrique um estudo realizado com mães de filhos com TAC, que mostrou diversos casos de grave prejuízo na vida social e na carreira profissional, tendo suas rotinas definidas exclusivamente pelas necessidades e demandas de cuidados com o autista.
“Já é amplamente conhecido o impacto físico e mental que sofre uma pessoa que tem a responsabilidade de cuidar em tempo integral de um familiar, principalmente no caso deste ser um filho com condições crônicas severamente incapacitadas. Essas mães necessitam de apoio psicológico para conseguirem suportar este cotidiano extremamente desgastante, lidar com uma sociedade excludente e perceber a importância de também cuidarem da própria saúde”, argumentou o deputado. Os parlamentares aprovaram, ainda, o Projeto de Lei de autoria do deputado Felipe Leitão que reconhece Bayeux como a Terra do Caranguejo, por ter sua história interligada aos manguezais, sendo a extração dos caranguejos uma parcela significativa da economia do município.
A Casa aprovou, também, o projeto de lei oficializando o reconhecimento da cidade de Mamanguape como “Rainha do Vale”, propositura de autoria da deputada Danielle do Vale que leva em consideração a localização estratégica do município na Zona da Mata Paraibana, que o tornou referência política e econômica no Estado. A finalidade é reforçar as ações de incentivo ao turismo na cidade e nos municípios do entorno (Baía da Traição, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Marcação, Mataraca ePedro Régis.