O governador João Azevêdo afirmou, ontem, que os investimentos em tecnologia e ações preventivas e de repressão qualificada, realizadas pelas forças de segurança da Paraíba tiveram como resultado a redução de 19% no número de assassinatos, registrados de janeiro a junho de 2023. Os dados foram apresentados ao chefe do Executivo durante reunião realizada no Centro Integrado de Comando e Controle de João Pessoa com gestores da Segurança Pública. Também foram verificadas reduções de assassinatos de mulheres, de crimes patrimoniais e de crimes contra instituições financeiras, além da grande retirada de armas e drogas das ruas.
Azevêdo, na ocasião, apontou a representatividade dos números e os investimentos do governo para garantir a eficiência das ações da segurança no Estado. “Os números apresentados são muito importantes e nos mostram que estamos na direção correta e cumprindo a missão de reduzir a violência. Nós mantemos o olhar atento para esse segmento, com investimentos de mais de R$ 130 milhões nos CICCs de João Pessoa, Campina Grande e Patos, assegurando equipamentos e ferramentas modernos, realizando concursos públicos e valorizando homens e mulheres que integram as Forças de Segurança, a quem agradeço por todo o trabalho”, frisou.
O secretário Jean Nunes, da Segurança e Defesa Social, enalteceu a atenção do governador João Azevêdo com a segurança, que tem permitido grandes avanços na área. Ele afirmou: “A tecnologia que temos à disposição e todo o aparato disponibilizado têm sido referência para outros Estados que estão vindo conhecer a nossa experiência, demonstrando a visão de futuro do governo que nos permite dar as respostas que a sociedade espera de todos nós”. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, declarou que a integração do trabalho das Forças de Segurança é fundamental para a redução dos índices de violência.
– A orientação do governador João Azevêdo de manter as Forças de Segurança integradas têm gerado resultados positivos e com os CICCs de João Pessoa, Campina Grande e Patos esse trabalho será fortalecido ainda mais e vamos manter a nossa atuação para que a redução da violência seja ampliada – prometeu. De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança, no primeiro semestre deste ano aconteceram 460 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais, período com menos crimes desse tipo desde 2019, com 110 a menos que no mesmo período do ano passado. Outro dado relevante é que 114 municípios não registraram CVLI de janeiro a junho. Já os assassinatos com vítimas do sexo feminino caíram 19%, com 33 casos no primeiro semestre contra 41 registros no mesmo período do ano passado. O número dos seis primeiros meses de 2023 é o melhor da série histórica desde 2011.