O projeto Viva Usina, que comemora os 20 anos da Usina Cultural Energisa, continua no mês de setembro e a partir da sexta (01), a feirinha criativa Viva Usina traz toda versatilidade da produção criativa e gastronomia local, e fica na área externa da Usina até o domingo (03), começando sempre às 16h.
Na sala Vladimir Carvalho, também na sexta (01), a partir das 20h, o Coletivo de Teatro Aruã apresenta o espetáculo ‘Deus te faça feliz’, onde a partir da memória da relação com sua bisavó, Dona Natari, que o ator Heráclito Cardoso traz para a cena histórias, cantigas, cheiros e sons que perpassam o real e o ficcional. As lembranças e ensinamentos compartilhadas por Dona Natari compõem a dramaturgia desse espetáculo.
No sábado (02), a partir das 20h, a Tenda da Música, recebe Escurinho com o show ‘Malocage – 20 anos’. ‘Malocage’ trata-se do segundo disco lançado pelo artista, e, agora, 20 anos depois, Escurinho monta um show especial para celebrar este que é um de seus trabalhos mais queridos pelo público. No palco estará presente a formação original da banda: Alex Madureira (guitarra), Igor Ayres (baixo), Flávio Boy (bateria), Pablo Ramires (percussão) e Escurinho (voz).
No domingo (03), tem cultura popular com as Mulheres Guerreiras Indígenas Potiguaras com Toré. A Associação das Mulheres Guerreiras Indígenas Potiguaras (AMGIP) deixa sua marca por onde passa, lutando por direitos, valorizando territórios, culturas e tradições indígenas. No projeto Viva Usina, dezenas de mulheres da AMGIP de Baía da Traição apresentarão o seu Toré, ritual indígena que envolve música, dança, religiosidade e brincadeira. A apresentação começa a partir das 19h, na sala Vladimir Carvalho.
Além disso, na Galeria Alexandre Filho, continua em cartaz até o dia 17 de setembro a exposição ‘Arte nua e crua’ do Mestre Zé Pituca. As visitas podem ser feitas de segunda a sábado, das 09h às 17h.
A programação do Viva Usina é toda gratuita e 100% paraibana, pensada para celebrar os talentos do Estado e ocupar os espaços culturais da Usina Energisa que, em 2023, celebra seus 20 anos de fomento à cultura paraibana.