Os 60 anos de fundação do Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho em Santa Rita foram destacados pelo deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) ao ressaltar a importância das unidades de saúde filantrópicas na Paraíba. O parlamentar destinou mais de R$ 23,8 milhões em investimentos para manutenção e ampliação dos serviços nas entidades paraibanas que realizam prioritariamente os atendimentos por meio do Sistema Único de Saúde.
“A população paraibana precisa ter conhecimento de que a grande maioria dos atendimentos médicos realizados no nosso Estado acontece nos hospitais filantrópicos. Imaginem o que seria da saúde de Santa Rita sem o Hospital e a Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho? É uma grande satisfação participar das comemorações dos 60 anos dessa instituição tão importante, que já nasceu com o propósito de salvar vidas. São seis décadas prestando grandes serviços à população de Santa Rita e da região metropolitana da capital”, enfatizou o parlamentar.
Ruy afirmou que a classe política precisa se conscientizar, entender, se comprometer e valorizar as unidades filantrópicas de saúde. “É extremamente importante que vereadores, prefeitos, deputados e governadores estejam mais engajados com a filantropia. Isso pode ser feito de várias maneiras, seja na busca por recursos, parcerias e na ampliação dos serviços. No combate ao câncer, praticamente 100% dos atendimentos do SUS na Paraíba são realizados por hospitais filantrópicos, seja no Napoleão Laureano, seja no São Vicente, na FAP e, mais recentemente, no Help”, defendeu.
De acordo com o cirurgião geral do Hospital Flávio Ribeiro, Misael Mendes, a contribuição de Ruy tem ajudado a melhorar a qualidade nos atendimentos da unidade. “Em nome do corpo clínico do hospital, gostaria de agradecer publicamente ao deputado federal Ruy Carneiro. Além de toda a contribuição destinada para a manutenção e ampliação dos serviços na Flávio Ribeiro, ele também tem trabalhado muito pela saúde da Paraíba na Câmara Federal”, declarou. A fundação que administra o Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho foi criada em setembro de 1963 pela Congregação da Caridade Mãe de Misericórdia. A instituição disponibiliza mais de 65% de todos os seus serviços para o SUS. De acordo com a direção, ao acrescentar os serviços prestados gratuitamente, este percentual chega a 93,43% dos atendimentos no ano de 2022.