Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para triplicação da BR-230 e restauração da BR-101, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a importância da atuação do senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB), vice-presidente do Senado Federal, em favor das duas obras importantes para o Estado da Paraíba. A ordem de serviço foi assinada por Renan, em Brasília, para a triplicação no trecho entre Cabedelo e o Viaduto de Oitizeiro, e a restauração da BR 101 no trecho entre João Pessoa e a divisa do Rio Grande do Norte.
O ministro lembrou que a destinação de recursos por parte de Veneziano tem sido fundamental para que o governo federal possa executar obras relevantes na Paraíba. “Estamos juntos nesse trabalho em defesa da infraestrutura do Estado da Paraíba e o seu trabalho no Senado tem sido fundamental, Veneziano, pelo exercício da vice-presidência da Casa, pela participação no próprio orçamento com a nossa interlocução. Ganha o povo paraibano”, frisou. Presente na solenidade a convite do ministro, Veneziano destacou a importância do governo do presidente Lula e da atuação de Renan e demais auxiliares para a celeridade dessas e de outras obras prioritárias. Na opinião de Veneziano, a medida assegurou R$ 151 milhões para o prosseguimento das intervenções previstas na rodovia, como execução de dois viadutos, conclusão e construção de seis passarelas e continuidade de implantação da terceira via e faixas marginais.
O emedebista fez uma exposição, em forma de agradecimento, “por esse novo momento que estamos vivendo” e disse que Renan o visitou há cinco meses na Comissão de Infraestrutura do Senado e fez o detalhamento sobre a nova realidade que os brasileiros passariam a ter, ao lembrar o gesto de sensibilidade que o Congresso teve com o governo, formalizando condições, via PEC do Orçamento, que permitiram ao ministério dar andamento a obras de repercussão, antes mesmo da implementação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Também lembrou o gesto significativo do senador Marcelo Castro (MDB-PI), que, na condição de relator geral do orçamento de 2023 garantiu os recursos para a duplicação da BR-230 entre Campina Grande e a Praça do Meio do Mundo e para a triplicação da mesma BR no trecho de Cabedelo a Oitizeiro.
– Foi através dessa articulação que Marcelo Castro, entendendo a importância da duplicação da BR-230 no trecho de Campina Grande até a Farinha, e da triplicação da BR-230, de Cabedelo a João Pessoa, aportou mais de R$ 130 milhões para a obra de Campina Grande, através da nossa participação com a destinação de emendas, e da participação de outros membros da bancada, gerando a condição para nós termos a ordem de serviço e a consequente concretização da obra – relatou. O senador comprometeu-se em atuar para garantir que não haverá paralisação nos dois empreendimentos. “Nós trabalharemos nesse propósito, de garantir novos aportes para o próximo ano, para o DNIT e para as ações que estão sendo desenvolvidas”, destacou, ao salientar, também, a conquista recente da recuperação da BR 412, que corta o Cariri paraibano.