O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou feitos do governo e pregou união em pronunciamento veiculado na noite de ontem, véspera do feriado do Dia da Independência. Ele afirmou que o Brasil voltou a sorrir. “Nosso país voltou a crescer com inclusão social, distribuindo renda e combatendo as desigualdades. No passado, quando o Brasil crescia, quem ganhava era apenas uma minoria já muito rica. Agora, quando a economia cresce, a vida melhora para todo mundo”, acrescentou.
E mais: “O PIB, que é a soma de toda a riqueza que o país produz, está crescendo, e não crescia tanto assim desde 2010. A melhora do cenário econômico se traduz em mais ofertas de empregos e melhores salários para todas as profissões e classes sociais. No primeiro semestre deste ano, foram criados mais de l milhão de novos postos de trabalho com carteira assinada. Oitenta por cento das negociações salariais, das mais diversas categorias profissionais, garantiram reajustes acima da inflação. Aprovamos no Congresso a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres. Trabalho igual, salário igual. Os servidores públicos federais tiveram reajuste, depois de seis anos com os salários congelados. O salário mínimo voltou a crescer acima da inflação. Aumentamos o valor destinado à alimentação escolar, após seis anos sem reajuste”.
Para o presidente, o arroz, o feijão, o óleo de cozinha, o botijão de gás…..tudo ficou mais acessível e milhões de famílias estão negociando suas dívidas em condições favoráveis e vão ficar novamente com o nome limpo na praça. “Mais empregos, melhores salários, menos dívidas, mais poder de compra. Comércio e indústria vendendo mais e contratando mais e mais trabalhadores. A independência do Brasil ainda não está terminada. Ela precisa ser construída a cada dia, por todos nós, sobre três grandes alicerces: democracia, soberania e união. Democracia é a matéria-prima para a realização dos nossos sonhos. É o direito de participar das discussões que impactam as vidas das pessoas. Por isso nós criamos os conselhos sociais e trouxemos de volta as conferências nacionais para que a sociedade nos ajude a desenhar as políticas públicas. Por isso nós fizemos o Plano Plurianual mais Participativo da história, para traçar as principais metas do governo para os próximos quatro anos. Democracia é não apenas a matéria-prima dos nossos sonhos. É também a ferramenta para torna-los realidade”, ressaltou.
Lula frisou que a união só se faz sem ódio. E observou que o entendimento voltou a ser a palavra de ordem no país. “Investimos no diálogo com o Congresso Nacional, os governos estaduais, as prefeituras, o Poder Judiciário, os partidos políticos, os sindicatos e a sociedade organizada. É dia de lembrarmos que o Brasil é um só. Que podemos ter sotaques diferentes, torcer para times diferentes, seguir religiões diferentes, ter preferência por este ou aquele candidato, mas que somos uma mesma grande nação, um único e extraordinário povo. Em apenas oito meses, recolocamos o Brasil no rumo da democracia, da soberania e da união. Do desenvolvimento econômico com inclusão social. Vamos todos trabalhar juntos para, a cada dia, transformar em realidade nosso sonho de um Brasil desenvolvido, mais justo, mais solidário e mais independente. Feliz Sete de Setembro para todos”, concluiu o mandatário.