O deputado estadual Michel Henrique, do Republicanos, repercutiu na mídia um projeto de sua autoria, aprovado por unanimidade na Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e que, segundo ele, propõe um modelo de ensino que dialoga com a realidade local. “A Paraíba está dando um grande passo nesse sentido”, observou o parlamentar, referindo-se à proposta que apresentou e que visa se conectar mais ao dia a dia dos alunos, especialmente aqueles que vivem na região do semiárido do Estado. A ideia é que, além das matérias tradicionais, temas como agricultura familiar, convivência com o semiárido e valorização da cultura local passem a fazer parte do currículo escolar.
– Afinal, por que não aproveitar o cenário local, tão rico e diverso, para tornar o aprendizado mais relevante? – indaga o deputado Michel Henrique. Conforme revelou, dados oficiais mostram que 84% dos municípios da Paraíba estão no semiárido. “Os desafios da região, como a estiagem, são a realidade para muitos estudantes que precisam conhecer e saber mais sobre o local onde vivem”, justificou o parlamentar.
A proposta também ressalta a importância do respeito às diferenças, valorização da cultura e participação das famílias na construção do aprendizado. Assim, a escola se torna um espaço ainda mais inclusivo e participativo. “A ideia de um ensino contextualizado não é exatamente nova. O Piauí, por exemplo, já tem uma abordagem semelhante que vem dando certo. O que a Paraíba deverá fazer, após a aprovação desse projeto de lei, é se inspirar e adaptar à sua realidade”, comentou. O projeto, depois de aprovado na comissão, seguirá para a votação em plenário. Contudo, ainda há um caminho a ser percorrido para que se torne realidade em todas as escolas, diz Michel Henrique, finalizando: “O certo é que essa nova abordagem promete trazer um ensino mais próximo, dinâmico e conectado à vida dos alunos”.