O deputado federal Cabo Gilberto Silva, o deputado estadual Walbber Virgolino e o comunicador Nilvan Ferreira, que abriram dissidência dentro do PL, ao qual são filiados, anunciaram ter firmado um pacto pelo qual um deles será candidato nas eleições à prefeitura de João Pessoa em 2024, definindo que até o mês de dezembro será anunciado o nome de consenso do grupo para a disputa do próximo ano. Eles se reuniram, ontem, para debater os rumos da política nacional, as estratégias para as eleições municipais e a importância dos blocos conservadores no processo de escolha.
– É com muita responsabilidade e compromisso que informamos a todos que com diálogo com a nossa base, os conservadores, e respeitando pesquisas que contratamos com o propósito de visualizar o melhor para nossa Capital, iremos convergir num só nome para a prefeitura de João Pessoa – explicou o deputado Cabo Gilberto em vídeo publicado nas redes sociais. Os três líderes políticos contestam, abertamente, a Executiva Estadual do PL, presidida pelo deputado federal Wellington Roberto, que impôs a pré-candidatura do ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, à sucessão na Capital. Queiroga também tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, segundo este se pronunciou.
Os dissidentes acusam a cúpula estadual de manobrar para impedir que um deles possa concorrer ao páreo e reclamam que a imposição não leva em conta a posição de popularidade que eles ostentam. O comunicador Nilvan Ferreira, por exemplo, foi para o segundo turno nas eleições municipais de 2020 contra o atual prefeito Cícero Lucena e concorreu ao governo do Estado nas eleições de 2022, alcançando votação expressiva, na avaliação dos expoentes dissidentes. Os dois deputados – Cabo Gilberto e Walbber Virgolino terão que aguardar a janela partidária para migrar para outra legenda, caso venham a ser indicados pelo grupo. Nilvan Ferreira, entretanto, por não deter mandato, não precisará fazer o mesmo, podendo se filiar livremente a outra legenda.
Estão sendo feitas conversações com três partidos – o União Brasil, presidido no Estado pelo senador Efraim Filho, que já recebeu Nilvan Ferreira na sede do partido para uma troca de informações, o Partido Novo e também o Patriotas, que foi de Walbber Virgolino e atualmente é liderado pelo vereador Marcílio do HBE, aliado do prefeito Cícero Lucena, do PP .Os dissidentes declaram-se afinados e decididos na missão de participar das eleições municipais e fazem críticas tanto à administração de Cícero Lucena como ao governo de João Azevêdo (PSB), além de serem ferrenhos adversários do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.