O senador Efraim Filho, presidente do União Brasil na Paraíba, participou, ontem, na Assembleia Legislativa, de uma audiência pública sobre a reforma tributária e teve a oportunidade de reafirmar o seu compromisso em defender a maior participação do Nordeste no Conselho Federativo, previsto no texto que foi aprovado pela Câmara dos Deputados. “Foi uma honra participar desse debate”, explicou o parlamentar, que atua na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal para aperfeiçoar a matéria. Ele insistiu na tese de que a reforma tributária deve ser implementada para facilitar a vida dos que realmente produzem, “de quem empreende, de quem paga imposto, e não de quem arrecada”.
Efraim Filho agradeceu o convite formulado pelo deputado estadual André Gadelha, do MFB, “por essa oportunidade tão enriquecedora para a nossa Paraíba”. Ele detalhou diferentes aspectos do projeto de reforma tributária que está em discussão e salientou que cabe ao Senado compactar um texto que realmente atenda às aspirações da sociedade. Enalteceu as amplas discussões que têm ocorrido em várias esferas e em diversos Estados, inclusive, com participação de governadores, prefeitos, representantes de entidades classistas, observando que a intenção é exatamente a de ampliar o leque de participação nas decisões finais a serem tomadas.
O senador do União Brasil voltou a verberar contra a excessiva carga tributária vigente no país, falou que o debate sobre a problemática se arrasta há décadas e que o Parlamento tem a obrigação, agora, de oferecer uma solução definitiva. Para ele, é injusta a concentração de recursos por parte da União em detrimento de outros entes federados que se sentem sacrificados mediante o custeio de encargos pesados na atual sistemática. O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado da Paraíba (Famup), George Coelho, fez uma intervenção na explanação do senador Efraim Filho e elogiou o empenho do parlamentar com vistas a democratizar o debate sobre o tema. Além de Efraim, era esperado no debate o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), vice-presidente do Senado Federal, mas ele justificou que estava cumprindo agenda de compromisso em nome do Congresso Nacional.
De João Pessoa, o senador Efraim Filho seguiu para Campina Grande, onde foi agraciado com o título de Cidadão Campinense outorgado pela Câmara Municipal em reconhecimento aos serviços prestados à população local. O parlamentar justificou que tem carreado grande soma de recursos e investimentos para Campina Grande, focando em projetos estruturantes que são do interesse de todos os setores. “Lisonjeado com a homenagem da Câmara Municipal, só me cabe reiterar meu compromisso de continuar lutando pelas bandeiras que interessam mais de perto a esta cidade que se destaca no interior do Nordeste pela sua pujança e pelos seus sinais de desenvolvimento”, finalizou ele.