Hoje, em João Pessoa, primeira Região Geoadministrativa do Estado, o governador João Azevêdo encerra o Ciclo 2023 de audiências públicas regionais do Orçamento Democrático Estadual. A última plenária deste ano acontecerá a partir das 17h na Praça do Povo, do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho, onde os participantes vão eleger as prioridades que subsidiarão o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A população também deverá participar do processo de eleição para conselheiros.
Dessa audiência devem participar os 14 municípios que compõem a região: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Pitimbu, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado. A população desses municípios deve eleger as três prioridades de investimentos que gostaria que fossem implantadas em suas respectivas cidades e a votação acontece no site votação.pb.gov.br, assim como presencialmente no local e nos dias das audiências.
As audiências do Orçamento Democrático Estadual tiveram início em seis de julho e aconteceram nas 14 Regiões Geoadministrativas do Estado, em 16 grandes plenárias com a presença do governador João Azevêdo e toda a equipe de governo. Políticos também prestigiaram algumas delas, a exemplo do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), que destacou a interação entre o governo e segmentos da sociedade, com acolhimento das reivindicações populares mais prementes. As reivindicações subsidiarão as peças orçamentárias do próximo ano e terão contas prestadas pelo governador João Azevêdo no próximo ciclo de audiências do Orçamento Democrático Estadual.
O deputado João Gonçalves (PSB), que acompanhou audiências em várias regiões, afirmou que elas significaram “um autêntico exercício democrático”, com ampla participação de representantes do povo nas prioridades de governo e que a administração de João Azevêdo demonstrou sensibilidade para com as demandas encaminhadas diretamente pela população. O mesmo registro foi feito pelo secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira, que acrescentou que as propostas populares serão importantes para balizar os próximos passos da gestão, no cumprimento de compromissos com a sociedade paraibana.