Uma solenidade muito prestigiada por autoridades, amigos, pacientes e familiares marcou a entrega na noite desta sexta-feira (15) da Medalha Cidade de João Pessoa ao médico cardiologista Ítalo Kumamoto. A sessão solene presidida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Carlão (PL) aconteceu no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural e foi uma proposta da vereadora Raissa Lacerda (Avante) em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo médico à capital paraibana. Além disso, na mesma data, comemorou-se o centenário da chegada do primeiro imigrante japonês à Paraíba, o pai de Ítalo, Eije Kumamoto, que se fixou em Princesa Isabel, no sertão do Estado.
“Estamos homenageando uma missão e décadas de sacerdócio, dedicação e cuidado de Dr. Ítalo Kumamoto principalmente com os que mais precisam. Ele se doou e foi um homem além de seu tempo. É um ser humano que nos orgulha e um grande cientista que não cuida apenas do coração. Depois do falecimento do filho, Felipe, ao invés de ficar triste e com raiva da vida, ele transformou esse sentimento em amor no Instituto Felipe Kumamoto, que presta serviço às comunidades carentes de João Pessoa”, definiu Raissa Lacerda.
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) representou o governador do Estado, João Azevêdo (PSB) na sessão e registrou sua satisfação por fazer parte do momento de homenagem a Ítalo: “Ele é um ser humano ímpar e conviver com Ítalo Kumamoto é uma honra para todos nós. A alegria é ainda maior que essa honraria seja concedida no dia em que se comemora o centenário da imigração japonesa na Paraíba. O povo japonês é admirável e muito contribui para o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso estado”.
Outro convidado que integrou a mesa dos trabalhos foi o prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira. “Depois do deputado Aluizio Pereira, Dr. Ítalo Kumamoto e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Nominando Diniz, são dois princesenses em evidência. A família Kumamoto é muito importante para Princesa Isabel. Seu Eije Kumamoto lutou na década de 30 ao lado do Coronel José Pereira e lá foi implantada uma república. Foi por intermédio de Ítalo que foi implantado o serviço de tomografia na cidade. Também por ele que temos mamógrafo, eletroencefalograma. Apesar de termos pouco mais de 22 mil habitantes, somos referência para 16 municípios. As ações de Ítalo me inspiram”, declarou o gestor.
“Reconhecimento, também, pela relevância de suas contribuições em todas as áreas e no relacionamento com as pessoas. Sem dúvida nenhuma, a Câmara Municipal de João Pessoa, na propositura da vereadora Raissa Lacerda, concede de forma muito merecida esse título para alguém que dedicou a sua vida para servir a cidade de João Pessoa e o seu povo”, destacou o prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena.
O último orador a falar foi o homenageado. Ítalo agradeceu a Medalha Cidade de João Pessoa e disse que ao ser condecorado pela vereadora Raissa Lacerda e pela esposa, Laura, sentiu o “peso” da responsabilidade. “É uma honra muito grande receber a Medalha Cidade de João Pessoa. A hospitalidade desse povo comigo e com minha família não tem preço e a forma que tenho de retribuir é dar todo carinho a quem me procura, independente da cor, da raça, do credo ou de qualquer outra coisa. Não poderia deixar também de reconhecer o papel desempenhado pelo coronel José Pereira, a quem peço uma salva de palmas, porque ele encontrou meu pai e à época todos diziam que os japoneses tinham vindo debaixo da terra e acolheu esse imigrante e deu a ele a chance de ser tudo em Princesa Isabel, foi até o homem de confiança na Revolução de 30, quando andava por todo o estado de Pernambuco recolhendo dinheiro para pagar as tropas rebeldes do coronel em luta com o estado da Paraíba com o então presidente João Pessoa”, lembrou.
Participaram da sessão ainda o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, Rômulo Polari; o cônsul do Japão no Recife, Hiroaki Sano; o deputado federal Hugo Motta; a reitora do IFPB, Mary Roberta; a vice-reitora da UFPB, Liana Filgueira; o secretário de Estado da Cultura, Pedro Daniel de Carli Santos; e a presidente da Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba, Takako Watanabe.