Kubitschek Pinheiro
Desta quarta-feira (20), até a sexta-feira (22) vai acontecer no Rio de Janeiro o CONVERGÊNCIA/2023 – 19º Encontro Nacional de Tabeliães de Protesto de Títulos e Outros Documentos de Dívida. O tabelião Germano Toscano, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – IEPTB/PB, e secretário nacional do IEPTB, representará a Paraíba no evento, que acontecerá no Hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca. Mais de setecentas pessoas participarão do Convergência deste ano.
Segundo Toscano, serão três dias de conferências e debates com diversos temas relacionados a categoria e o serviço extrajudicial de protesto de títulos no Brasil – desde os jurídicos (e mais específicos) até as inovações tecnológicas e os avanços dos serviços nessa área do IEPTB, em todo país.
“A evolução tecnológica ocupa o primeiro lugar na escala de desenvolvimento de nossa atividade, além da utilização da tecnologia imprescindível nos dias de hoje, não só no nosso segmento, mas de um modo geral em todas as outras funções que representam uma preocupação muito grande entre nós Tabeliães de Protesto”, revela Toscano
Temas CONVERGÊNCIA/2023
Os temas são focados no segmento do Protesto no Brasil, e para todas as demais áreas que participarão de conclave.
Em discussão: “Os avanços dos Provimento 87/2009 e a autotutela da atividade de protesto a cargo do IEPTB; Tabelionatos de Protesto: novos serviços, novas perspectivas; Informática e inteligência artificial nos serviços judiciais e extrajudiciais, plataformas, inclusão digital e segurança jurídica; Protesto Notarial e sua função no mercado de crédito; A desjudicialização como instrumento de expansão da base de crédito; O Tabelião de Protesto como agente de execução privativo no processo de execução extrajudicial de títulos judiciais e extrajudiciais, sob a supervisão do Poder Judiciário, além do Fortalecimento da Cenprot (Central de Protesto ) por meio da uniformização de procedimentos com foco no aprimoramento e eficiência da prestação de serviço, dentre outros.
O Convergência nasceu em 2003, numa iniciativa de Léo Almada, que era presidente do IEPTB/PB e, com Germano Toscano, que sugeriu o nome do encontro nacional para a categoria. Ai nasceu o 1º CONVERGÊNCIA que aconteceu em João Pessoa, no mês junho 2003, no salão de convenções do Hotel Tambaú.
Medalha ao Mérito Léo Barros Almada
A Medalha de Honra ao Mérito Léo Barros Almada, foi uma proposta dos tabeliães nacionais apresentada em uma assembleia geral, numa edição do Convergência. “Sim. Com o intuito de homenagear definitivamente o respeitável amigo Léo Barros Almada, que foi o fundador do nosso Instituto de Estudos de Protesto de Título do Brasil -IEPTB, que teve a ideia de criar uma instituição, que nos representasse em todas as circunstâncias desde em outubro de 1988, portanto, ha 35 anos”, comentou GT
A Medalha tem a efígie de Léo Barros Almada, é destinada a homenagear autoridades, pessoas e entidades que se destacaram por uma significativa e relevante prestação de serviço ao IEPTB, visando o destaque e engrandecimento do seguimento do Protesto de Títulos em âmbito nacional.
A concessão feita através de uma análise criteriosa das pessoas que são indicadas, feita por uma comissão de cinco membros, todos titulares de Tabelionato de Protesto, indicados e designados pelo presidente do IEPTB. André Gomes Netto
Este ano, no CONVERGENCIA? 2023, dentre os agraciados, um paraibano que hoje ocupa uma cadeira no Senado Federal, senador Efraim Morais. Serão homenageados, também o Ministro Luiz Felipe Salomão, Ministro do Superior Tribunal de Justiça e atualmente exercendo a função de Corregedor Nacional de Justiça, além do Presidente do Senado Federal o senador Rodrigo Pacheco, dentre outros.