Rebentou um novo “racha” no Partido dos Trabalhadores da Paraíba, agora tendo como pano de fundo a renovação do diretório municipal da legenda em João Pessoa, atualmente presidido por Antônio Barbosa. Uma corrente petista, liderada pela deputada estadual Cida Ramos e com o apoio do presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, firmou posição de apoio à candidatura do militante Marcos Túlio ao comando da legenda. Ele vai para o confronto com Barbosa, que pleiteia recondução e teoricamente conta com o apoio do ex-governador Ricardo Coutinho (atualmente radicado em Brasilia) e do deputado federal Luiz Couto, único representante petista paraibano na Câmara Federal.
A disputa, que deverá ocorrer agora em outubro, ganha tons de acirramento tendo em vista os interesses colocados dentro do PT com vistas ao lançamento de candidatura própria a prefeito de João Pessoa nas eleições municipais de 2024. Nesse aspecto, os deputados estaduais Luciano Cartaxo e Cida Ramos estão afinados na defesa da candidatura própria, rechaçando aliança de apoio ao prefeito Cícero Lucena (PP), candidato à reeleição, que tem o apoio ostensivo do governador João Azevêdo e que vem se movimentando para sensibilizar o PSB a se engajar à sua campanha e à sua administração. No PSB há pretensões próprias, também, de candidatura, mas há emissários trabalhando para contornar divergências, a exemplo do vice-prefeito Leo Bezerra, que sonha ser mantido na chapa com Cícero. Ontem, em declarações à imprensa, Leo Bezerra disse ter deflagrado entendimentos com o deputado federal Gervásio Maia, presidente estadual do PSB, para articular uma maior aproximação entre a legenda e o PP de Cícero Lucena.
O presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, opinou que é preciso reorganizar a casa e preparar o diretório municipal de João Pessoa para enfrentar o processo eleitoral do próximo ano. Ao justificar o apoio a Túlio, observou: “É ponto pacífico que queremos o PT protagonista disputando a eleição de prefeito e aumentando a representação da Câmara Municipal. Cida Ramos foi mais categórica ao assinalar que o PT vai protagonizar e vencer as eleições na Capital, deixando claro que o principal adversário será o prefeito Cícero Lucena, que é candidato legítimo à reeleição. Marcos Túlio prega que há pela frente uma missão árdua, que é resgatar a identidade e a força do PT na Capital paraibana, depois de sucessivos revezes que tem enfrentado. No que diz respeito a Jackson Macêdo, há sinais de mudança no seu ponto de vista.
Em passado recente, Jackson Macêdo não descartou a hipótese de uma aliança em apoio à candidatura de Cícero Lucena, desde que ele se incorporasse efetivamente às forças democráticas e assumisse bandeiras progressistas. Chegou a reconhecer que o governador Joao Azevêdo (PSB), grande aliado de Lula, poderia ser o elo fundamental para os entendimentos com Cícero Lucena, na perspectiva de prestigiamento e influência do PT nas eleições municipais. A expectativa é grande quanto aos desdobramentos das articulações políticas que ainda demandarão muitas tratativas, segundo admitem líderes políticos engajados nas discussões.