O governador João Azevêdo inaugurou nesta quinta-feira, 21, o Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap), localizado num casarão histórico no Centro da Capital. É mais um importante espaço de desenvolvimento do artesanato, com destaque para o funcionamento de um laboratório permanente de inovação e design, permitindo que os profissionais desse segmento estejam em constante atualização, sem abrir mão de uma produção artesanal genuína – a grande marca do artesanato paraibano. Em um só espaço, o artesão paraibano vai poder contar ainda com um local de atendimento, sala de reunião, sala de capacitação, além de abrigar a Federação do Artesanato e a Curadoria e um escritório onde os clientes, mediante agendamento prévio, serão atendidos.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de entregar mais um importante equipamento para atender uma demanda do artesanato paraibano. “Esse é um espaço onde os artesãos irão receber suporte técnico e que também será a sede do PAP. Nós realizamos grandes investimentos no segmento, com os Salões do Artesanato, a participação dos artesãos em grandes feiras nacionais, reformamos a Casa do Artista Popular Janete Costa, inauguramos o Centro de Referência da Renda Renascença em Monteiro, que foi reconhecida internacionalmente como a cidade referência para a renda renascença, pois entendemos que o artesanato é cultura, é história, mas é também geração de emprego e renda”, frisou.
A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano, Ana Maria Lins, destacou mais uma ação do Governo do Estado para a valorização do artesanato. “Hoje é mais um dia de realização de sonho. O Centro de Referência ficou lindo, foi pensado para oferecer um local adequado para a realização de reuniões, de cursos e todos os artesões estão de parabéns de grande relevância para a cultura. Eu agradeço a toda a equipe do governo e do PAP pelo trabalho conjunto e novos projetos estão por vir”, anunciou. A secretária Rosália Lucas, do Turismo e Desenvolvimento Econômico, evidenciou os investimentos do governo no patrimônio cultural do Estado.
– A Paraíba conta hoje com o Museu da Cidade de João Pessoa, com o Crença, em Monteiro, em breve será entregue o Museu da História da Paraíba. Ainda temos ações como o Polo Turístico Cabo Branco, que terá a decoração do artesanato paraibano em seus empreendimentos, resultado de um trabalho de mãos dadas, levando cidadania e dignidade aos paraibanos – falou. A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, ressaltou a abertura de mais um espaço para viabilizar a comercialização e qualificação profissional para os artesãos. “O Crap vem realizar um sonho. O Programa do Artesanato Paraibano completa 20 anos em 2023 e o governador João Azevêdo e a primeira-dama Ana Maria Lins deram de presente esse importante espaço de coworking, de capacitação, de oficinas e laboratórios para apoiar o artesão com mais tecnologia e inovação. Já temos inúmeros projetos de interiorização, como fizemos com o Crença”, disse. O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, parabenizou a gestão estadual pelo espaço e destacou a parceria para a implantação do Laboratório de Inovação e Design.