A Assembleia Legislativa da Paraíba concedeu, ontem, títulos de Cidadania Paraibana ao ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça, e ao advogado Nelson Willians Fratoni Rodrigues, pelos relevantes serviços prestados por ambos “com excelência” em favor dos paraibanos. As propostas foram apresentadas pelo presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado Adriano Galdino, e pelo deputado Walbber Virgolino, respectivamente.
O presidente da ALPB comentou sobre a importância do reconhecimento. “É com muita alegria que recebemos essa comitiva do mundo jurídico, capitaneada pelo ministro Reinaldo, que vem à Paraíba receber esse título. Quero parabenizar o ex-deputado Raniery Paulino e o deputado Walbber Virgolino, autores das proposituras, e estamos aqui, todos, para esse momento tão importante para o mundo jurídico paraibano e pelo reconhecimento aos homenageados, que têm feito um excelente trabalho à frente do STJ”, frisou.
Para o ex-deputado Raniery Paulino, a decisão de reconhecer o ministro como cidadão paraibano foi motivada por toda a sua trajetória humanizada dentro do Poder Judiciário. “O ministro Reinaldo da Fonseca tem um trabalho humanizado, por onde passa. Foi procurador de justiça, trabalhou junto à Defensoria Pública, é um grande defensor dos direitos humanos que leva muito a sério o princípio da fraternidade. Com esse olhar mais humanizado, virou a maior referência no Judiciário brasileiro”, reforçou Raniery.
Walbber Virgolino, por sua vez, definiu a solenidade do Legislativo Paraibano como um grande instante de reconhecimento. Disse que Nelson Willians está à frente de um dos maiores escritórios, com mais de 120 colaboradores apenas na Paraíba, sendo responsável por salvar várias empresas e, consequentemente, salvar empregos, além de contribuir para que novos empregos surjam e para que a Paraíba se fortaleça. “Ele já frequenta a Paraíba desde 2007, se sente paraibano e escolheu nosso Estado para colocar um dos seus escritórios”, informou o deputado. Natural do Paraná, o advogado e colunista da revista Forbes Nelson Willians iniciou na advocacia em 1999, quando fundou seu primeiro escritório no Estado de São Paulo. O sucesso do empreendimento o levou a abrir novas filiais da NWADV, ampliando sua atuação não só no Brasil mas também em países como Portugal, Índia e China. Na Paraíba, o advogado iniciou suas atividades em 2008, contribuindo, desde então, com o desenvolvimento econômico do Estado, gerando emprego, renda e capacitação profissional, além de desempenhar ações filantrópicas através do Instituto Nelson Willians, que promove o empoderamento social de adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade.
Para o homenageado, tornar-se cidadão paraibano é motivo de muita honra e, ao mesmo tempo, muita alegria. “Hoje é um dia muito especial, exatamente em virtude da sociedade paraibana reconhecer que nós somos um cidadão do lugar. Então, para nós, é um dia muito especial, mesmo porque é o reconhecimento da sociedade local de que nós somos um agregador de valores, que nós somos um fraterno, nós somos um conterrâneo”, agradeceu o homenageado. O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, nascido no Maranhão, iniciou seus vínculos com a Paraíba através do seu exercício profissional junto ao Poder Judiciário Estadual e, sobretudo, em razão dos inúmeros eventos acadêmicos e profissionais participados em João Pessoa, tanto na Escola da Magistratura Estadual do Tribunal de Justiça da Paraíba quanto na Justiça Federal, já tendo, inclusive, recebido as medalhas de mérito acadêmico Desembargador Simeão Fernandes Cananéa (TJPB) e de mérito Antonio Mariz, na Assembleia Legislativa. Durante discurso, o homenageado ressaltou a satisfação de receber a honraria e o orgulho que sente de contribuir com o seu trabalho para beneficiar a Paraíba.
– É uma consagração de uma relação de amizade fraterna com o povo da Paraíba. A Paraíba é, realmente, uma terra abençoada, uma terra de grandes poetas, de grandes seres humanos, de grandes políticos, que serviram à nação e que continuam servindo. E esse povo é o povo acolhedor, é o povo que acolhe o Brasil inteiro. Não é à toa que o Brasil inteiro quer vir para João Pessoa – ressaltou. A solenidade também contou com a presença dos deputados João Gonçalves, Sargento Neto, Sílvia Benjamin e Tanilson Soares, do ex-governador da Paraíba, Roberto Paulino, do presidente do TJPB, João Benedito da Silva, da presidente do TER, Fátima Maranhão, da Defensora Pública Maria Madalena Abrantes, do vereador Odon Bezerra, de João Pessoa, além de desembargadores, juízes, familiares e amigos dos homenageados.