O governador João Azevêdo participou, ontem, no Espaço Cultural, em João Pessoa, da abertura da primeira edição da Expofavela Paraíba, feira de negócios cujos expositores são empreendedores e startups da favela. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual anunciou a destinação e R$ 400 mil, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, para os dez empreendimentos selecionados que vão representar o Estado na etapa nacional da Expofavela. O governo do Estado também participa da Expofavela por meio de diversas secretarias e órgãos, como a da Mulher e da Diversidade Humana, Educação, Administração Penitenciária, Ciência e Tecnologia, Empreender e Empresa Paraibana de Comunicação.
O governador destacou o compromisso do Poder Público de apoiar iniciativas que valorizam o empreendedorismo e impulsionam o desenvolvimento econômico do Estado. Afirmou: “Nós estamos dando um passo extraordinário nesse evento e quem vier visitar a Expofavela vai se surpreender com o que irá v essa é mais uma oportunidade de descobrir talentos e para isso anunciamos um incentivo de R$ 400 mil para apoiar os 10 projetos que irão representar a Paraíba na Expofavela nacional, dando um suporte para quem se dedica e contribui com o fortalecimento da economia do nosso Estado”.
A presidente nacional da Central Única das Favelas (ufa), Kaline Lima, agradeceu o apoio do governo da Paraíba para a realização do evento no Estado. “A gente sabe que não seria possível realizar um evento tão grandioso sem o apoio dos nossos parceiros, a exemplo do governo da Paraíba, que também chega com esse apoio a quem vai para a Expofavela nacional, o que será fundamental para acelerar nossos negócios. Nós conseguimos trazer empreendedores com muitos potenciais, demonstrando que somos resistência, acolhimento, e que a vela é potência e vamos mostrar esse potencial nesses dias de evento’, assinalou.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, enfatizou a importância do evento para a economia do município. “Esse é um projeto que gera oportunidades, com inovação, tecnologia e, dessa forma, daremos nossa contribuição para uma melhor distribuição de renda e descoberta de talentos e dos potenciais que mostramos ao Brasil a partir de uma cidade mais inclusiva”, falou. A Expofavela tem o objetivo de promover um encontro com investidores que possam acelerar os empreendimentos e gerar negócios, a partir das oportunidades que nascerão nos eventos. O evento segue até amanhã, com entrada gratuita e um público estimado de 15 mil pessoas. Durante os três dias de eventos são realizadas palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e outras iniciativas criadas por moradores de favelas.