Durante a realização, ontem, em Brasília, da Assembleia Geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), os governadores e governadoras da região aprovaram a criação do programa Conexão Nordeste, que irá promover a apresentação de cerca de 270 artistas de todos os Estados da região. Na reunião, os gestores também deliberaram sobre o Fundo de Reconstrução da Caatinga, a participação da região na COP 28 e aprovaram a formulação de uma carta de apoio para a inclusão da chapada do Araripe como patrimônio da humanidade.
– Tivemos uma reunião extremamente produtiva – explicou o presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Paraíba, João Azevêdo, detalhando que o programa Conexão Nordeste na área da Cultura possibilitará que os artistas da região circulem em um grande circuito de música e arte. Foi aprovada, também, uma carta de apoio para incluir a candidatura da Chapada do Araripe a Patrimônio da Humanidade e a elaboração de um plano para melhor utilização das companhias de gás – acrescentou.
A reunião também contou com a participação do secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria das Relações Institucionais, André Ceciliano, e do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira. “As representações de integrantes do governo federal mostram a força do Consórcio Nordeste porque representamos 60 milhões de brasileiros”, contou João Azevêdo.