O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, anunciado pelo Governo da Paraíba, foi condenado pelo deputado federal Ruy Carneiro, do Podemos. O parlamentar acredita que a elevação do imposto vai sobrecarregar ainda mais o setor produtivo, sufocar a geração de emprego, desestimular a economia do Estado e pesar no bolso dos paraibanos, principalmente daqueles que mais precisam. Ruy afirma que a medida não condiz com o discurso de equilíbrio fiscal e financeiro amplamente divulgado pela gestão estadual.
“Está errado! Qual a necessidade de aumentar impostos num cenário onde se diz que as contas estão equilibradas e a arrecadação segue num patamar de eficiência?”, questionou. Os impactos provocados por esse aumento podem dificultar ainda mais a atração de investimentos e a vida da população, conforme o deputado. “O aumento do ICMS e de qualquer outro tipo de imposto prejudica a atração de novas empresas e investimentos para o Estado. Isso, consequentemente, também reflete diretamente na geração de emprego e renda”, criticou.
Além dessas questões, Ruy mencionou os reflexos negativos da medida para a população. “Entre os pontos mais graves está o aumento de praticamente tudo na vida das pessoas. O reajuste atinge diretamente os preços dos combustíveis, energia e telecomunicações. A consequência é elevação e tarifas nos mais variados tipos de transporte, alimentos e outros produtos do nosso dia a dia. Quem acaba sofrendo o maior impacto são as pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social”,previu.