O deputado federal Hugo Motta, presidente do Republicanos, previu o fortalecimento da legenda para as próximas eleições municipais ao destacar a filiação, no último domingo, do prefeito de Pombal, Abmael Veríssimo, “Doutor Verissinho”, que pela quarta vez ocupa a municipalidade e que estava filiado ao MDB. Hugo Motta anunciou que as filiações estão se ampliando por vários municípios em diferentes regiões do Estado e revelou que elas traduzem sinal de confiança dos líderes locais nas perspectivas de poder do Republicanos na Paraíba.
Líder do partido na Câmara dos Deputados, Hugo Motta foi saudado por correligionários como “governador”, agradeceu as manifestações mas registrou que a definição de nomes para compor chapas majoritárias do partido é um processo em construção, que envolve discussões com outros partidos da base aliada do governador João Azevêdo (PSB). Ele reiterou que o Republicanos tem quadros para apresentar ao eleitorado paraibano e, naturalmente, tem pretensões de exercer um maior protagonismo na cena estadual, mas lembrou que a preparação, no momento, é para as eleições municipais, pelo suporte que a conquista de prefeituras poderá oferecer à legenda nas disputas vindouras.
Hugo Motta afirmou a jornalistas que tem desenvolvido uma peregrinação por cidades da Paraíba, principalmente nos finais de semana, após o desempenho das atividades parlamentares em Brasília, não somente para auscultar as bases mas, também, para estimular a filiação de líderes políticos à legenda que preside. Argumenta que já nas eleições de 2022 o Republicanos teve uma excelente performance na conquista de cadeiras na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa e que, agora, se prepara para uma atuação maior nas eleições estaduais de 2026, já tendo manifestado apoio à pretensão do governador João Azevêdo de concorrer a uma das vagas ao Senado. “Pelo trabalho que tem empreendido e pela contribuição que tem dado ao crescimento da Paraíba, o governador engrandece qualquer chapa com sua presença”, acrescentou o parlamentar.
Hoje, em Brasília, Hugo Motta participa de reunião da bancada federal conduzida pelo deputado Damião Feliciano (União Brasil) para a definição de prioridades que serão contempladas com emendas de iniciativa dos representantes da Paraíba. Como líder do Republicanos na Câmara, o parlamentar diz que também está atento à pauta que divide opiniões sobre temas da pauta de costumes, como a legalização do aborto ou a liberação de drogas, o que é debatido, também, no âmbito do Supremo Tribunal Federal. Hugo Motta ressaltou que os temas são de gravidade e extrema importância, devendo envolver diretamente a sociedade, pelas repercussões e implicações que provoca. Pessoalmente, disse que se mantém coerente e que seu posicionamento é contrário à legalização do aborto. “O Republicanos tem uma postura de defesa de valores tradicionais, como a família, e entende que propostas como a legalização do aborto ou a liberação de drogas não atendem às expectativas da maioria da sociedade brasileira. É preciso que o debate seja mais equilibrado e menos passional em torno desses temas tão espinhosos”, concluiu Hugo Motta.