O presidente do diretório municipal do PT de João Pessoa, Antônio Barbosa, divulgou nota acusando filiados do partido de tentarem sabotar o projeto de candidatura própria da legenda a prefeito da Capital. Ele contestou, sobretudo, os que, na sua opinião, vazaram uma pesquisa interna sobre o potencial eleitoral dos pré-candidatos do partido a prefeito. O levantamento revelou baixo desempenho de nomes como o do deputado Luciano Cartaxo, que foi prefeito por duas vezes, da deputada estadual Cida Ramos e da suplente de deputada federal Estelizabel Bezerra. No quesito espontâneo, conforme os dados, ninguém alcançou mais que 2% das intenções de voto.
Barbosa pontuou, na sua reação: “O vazamento da pesquisa, lamentavelmente, foi uma sabotagem. Só interessa àqueles petistas que efetivamente não defendem candidatura própria. O PT de João Pessoa segue firmemente a orientação da Direção Nacional de apresentar candidaturas próprias na maioria das Capitais. O mesmo propósito é não entregar o projeto do PT, o projeto do Governo Lula, a partidos que não são aliados verdadeiros do PT, mas, sim, partidos oportunistas e de lideranças que historicamente estão em palanques de quem está no poder, seja quem for”.
O dirigente municipal petista rechaçou a fala do vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), que disse acreditar na força e na articulação do governador João Azevêdo para levar o PT para a base aliada do prefeito Cícero Lucena (PP). “Isso nunca vai acontecer, porque os militantes do PT não vão deixar que isso aconteça. Cícero nunca foi aliado nosso, sempre esteve a serviço das oligarquias políticas e empresariais do nosso Estado. Nunca esteve ao lado dos trabalhadores e das trabalhadoras”, declarou Barbosa. E mais: “Rejeitamos essa união contra a direita conservadora porque apequena o PT, o partido do presidente do Brasil, nosso companheiro Lula. Temos excelentes postulantes às eleições de 2024 em João Pessoa, vamos aprofundar o nosso diálogo interno para em breve espaço de tempo alcançar a unidade necessária em torno de um nome capaz de disputar e ganhar as eleições de 2024”. A manifestação de Barbosa colide com o posicionamento do presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, que esta semana participou de reunião com o governador João Azevêdo (PSB) e outras lideranças partidárias para discutir a formação de uma frente ampla, que pode ser em torno do apoio à candidatura de Cícero Lucena à reeleição.
Jackson Macêdo reiterou, ontem, que o governador João Azevêdo é um dos principais aliados do PT e do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Paraíba e justificou que o diálogo com ele e seus apoiadores é importante para o projeto de fortalecimento do próprio Partido dos Trabalhadores. Salientou que os entendimentos prosseguirão para a construção de uma estratégia que possa levar à vitória das forças do campo progressista nas eleições do próximo ano, dando combate a segmentos conservadores que compõem a direita e que se articulam para ocupar espaços na disputa pela frente.