O governador João Azevêdo participou, ontem, no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, da abertura da Campanha de Multivacinação no Estado e na oportunidade fez a entrega da unidade móvel de coleta externa do Hemocentro da Paraíba, que representou investimentos de R$ 2,8 milhões.
A campanha de imunização tem apoio do Ministério da Saúde e visa atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com o objetivo de impedir a reintrodução de doenças imunopreviníveis, que podem ser prevenidas por meio de vacinas no Brasil.
A ação incentiva a vacinação com imunizantes que previnem contra a Covid-19, Hepatite B, Tríplice Viral, Poliomielite, contra o vírus do Papiloma Humano, Febre Amarela, Hepatite A, Pentavalente, Vacina DTP, Rotavírus Humano, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Meningocócica ACWY. Na oportunidade, o chefe do Executivo ressaltou o engajamento do Governo da Paraíba para garantir a imunização das pessoas. “O Estado tem feito um esforço muito grande para que a cada campanha de vacinação possamos atingir a meta do Ministério da Saúde. Este é um trabalho feito a muitas mãos para que nós possamos proteger as pessoas porque vacina salva vidas e nossa gestão tem o compromisso de cuidar das pessoas e aqui o SUS verdadeiramente funciona”, frisou.
O secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, evidenciou que a Paraíba tem sido referência no país no cumprimento das metas do calendário vacinal em função de ações estratégicas, a exemplo do programa Vacina Mais Paraíba. Citou que a campanha nacional de multivacinação se estenderá até o dia 14 de outubro e que no próximo sábado será o Dia D da multivacinação nos 223 municípios. “A nossa expectativa é aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes na Paraíba, que tem uma das melhores coberturas vacinais, na atenção primária. Além disso, a entrega do ônibus do Hemocentro irá descentralizar a oferta de coleta de sangue para que a gente possa aumentar os estoques e possibilitar que toda a população paraibana possa doar, uma vez que o veículo irá percorrer todos os municípios”, declarou.
O diretor do Programa Nacional de Imunização, Eder Gatti, destacou a importância da união com Estados e municípios para assegurar a proteção da população. “Temos um desafio muito grande porque queremos reverter uma queda na vacinação que vem acontecendo desde 2016 e que em 2022 teve o pior indicador. Nós estamos também oferecendo aos municípios uma ferramenta de microplanejamento com recursos extras para financiar a rotina de vacinação, com a vacinação em escolas, locais públicos e busca ativa”, frisou.