A Assembleia Legislativa da Paraíba concedeu, ontem, a Medalha Padre Inácio de Souza Rolim ao professor doutor da Universidade Federal de Campina Grande Jardel de Freitas Soares e tornou Patrimônio Imaterial do Estado da Paraíba o curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG, que completa 50 anos. A solenidade proposta pelo deputado Júnior Araújo aconteceu no plenário da Casa Epitácio Pessoa e contou com a participação, de forma virtual, do deputado André Gadelha, e com as presenças do procurador da ALPB e ex-deputado Jeová Campos e do reitor da UFCG, professor Antônio Fernandes Filho.
O deputado Júnior Araújo destacou que a Medalha Padre Rolim é destinada a personalidades de destaque das áreas educacionais e religiosas do Estado da Paraíba. O professor Jardel de Freitas, segundo o parlamentar, é um educador com um vasto currículo profissional e que tem contribuído com a formação de inúmeros profissionais do Direito, vindo de todo o Brasil e que buscam conhecimento em nosso Estado. Citou que Jardel é diretor do campus da UFCG na cidade de Sousa, “um campus que deu uma grande contribuição ao desenvolvimento educacional do Estado, através de vários cursos, e isso mostra justamente a importância da Casa e das pessoas fazerem esse reconhecimento ao professor Jardel através da medalha Padre Rolim”.
Também autor da proposta de tornar o curso de Direito da UFCG Patrimônio Imaterial do Estado da Paraíba, Júnior Araújo ressaltou que a homenagem foi dedicada a todos que ao longo dos 50 anos de existência do campus de Sousa, do curso de Direito de Sousa, deram uma vasta contribuição à educação. “Nós temos desembargadores que por lá passaram, estudaram em Sousa e hoje estamos aqui contando com a presença do nosso magnífico reitor da UFCG, professor Antônio Fernandes, também sertanejo, que veio prestigiar esta solenidade”, contou Júnior Araújo.