Em missão oficial na China, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, reuniu-se, ontem, em Xangai, com executivos do setor de biotecnologia e oncologia. O objetivo do encontro foi dialogar sobre meios de cooperação entre o governo da Paraíba, por meio do Lifesa – Laboratório Industrial e Farmacêutico, para ampliar e facilitar o acesso a medicamentos usados no tratamento contra o câncer.
Na ocasião, a delegação paraibana também visitou os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da empresa, cujo nome não pôde ser divulgado por questões de confidencialidade. Além de Lucas, integram a missão o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, o presidente do Lifesa, Luciano Piquet e a diretora industrial do órgão, Claudia Santana.
Conforme o vice-governador, a cooperação com indústrias farmacêuticas chinesas pode facilitar o acesso aos medicamentos, evitando judicializações, reduzindo valor de mercado e possibilitando um tratamento digno para quem enfrenta a doença. “Sabemos que a realidade do paciente oncológico hoje no Brasil não é fácil. Por mais que o SUS financie o tratamento, muitos medicamentos, pelo preço que custam, precisam ser judicializados para que a pessoa tenha acesso. Muitas vezes são meses de sofrimento, o que torna ainda mais difícil uma situação já delicada. Então, se é possível buscar uma parceria como essa que vai facilitar a vida dessas pessoas na Paraíba, nós não vamos medir esforços para fazer acontecer”, afirmou o vice-governador.
O secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, falou sobre a importância da visita e também destacou que a Paraíba reúne todas as condições técnicas para estabelecer a parceria, por meio do Lifesa. “Foi uma visita muito importante, onde a gente pôde analisar a capacidade técnica e a expertise dessa indústria. A expectativa é que possamos realizar essa cooperação por meio do Lifesa para, inicialmente, realizar a transferência de tecnologia, que possibilitará a comercialização dos medicamentos para todo o Brasil e, em um segundo momento, a instalação de uma fábrica dessa empresa em nosso Estado”, revelou o secretário.
A delegação da Paraíba iniciou a missão oficial na China no dia 10 de outubro, com agendas na província de Jilin, localizada na região Nordeste, e fica no país até o dia 18 de outubro. Ainda estão previstas visitas técnicas e reuniões com executivos nas cidades de Jiande, Chengdu e Pequim.