Em sessão especial realizada na tarde de ontem, a Assembleia Legislativa da Paraíba discutiu a adoção de práticas inovadoras na educação, reconhecendo o trabalho e esforço dos profissionais da área na busca da melhor formação dos alunos. O evento proposto pelo deputado Chió aconteceu no plenário Deputado José Mariz e reuniu gestores públicos, especialistas e profissionais da Educação do Estado. Na oportunidade, foram anunciados os vencedores do Projeto Inova Educação 2023, uma iniciativa do gabinete do deputado Chió que premia práticas inovadoras mediante destinação de emendas parlamentares impositivas, viabilizando o desenvolvimento de projetos considerados avançados.
O parlamentar declarou que a inovação na educação é uma indutora de mudanças nos sistemas educacionais, porque, com ela, os alunos se tornam agentes transformadores da sociedade, sendo estimulados a buscar conhecimento e a aprender com as novas experiências pedagógicas. “Assim, um dos principais benefícios das tais práticas inovadoras é o engajamento dos estudantes. Os professores inovadores desempenham um papel crucial no desenvolvimento de uma cultura de aprendizado contínuo. Eles são modelos para os estudantes, mostrando que o aprendizado não se limita aos anos escolares, mas é uma jornada para a vida inteira”, acrescentou Chió.
Os três primeiros colocados na premiação foram Jordânia da Costa Pereira, do Sítio Lagedo Grande, em Taperoá, Paulo Roberto Queiroz Vilar, também de Taperoá, e José Joalisson Alexandre Araújo, de Soledade, contemplados com cheques de R$ 80 mil, R$ 70 mil e R$ 60 mil. Os demais, do quarto ao sexto lugar, receberam troféus e certificados, sendo também agraciados com moção de aplauso na Assembleia Legislativa. A comissão julgadora foi formada por professores de universidades federais de Estados do Nordeste. A assessora pedagógica da Secretaria Estadual de Educação, Neilze Cruz, ressaltou a importância da inovação para estimular o trabalho dos profissionais de educação. A professora Leila Rocha Sarmento Coelho, vencedora de uma das edições anteriores, recebeu uma homenagem especial no evento. “Eu acredito que seja o reconhecimento de toda uma docência, de toda uma luta contra uma outra educação possível, que não é essa que está posta. Uma educação que a gente vem desenvolvendo. Um projeto educativo com outra alternativa em educação, onde as crianças de fato são protagonistas do processo, onde a gente utiliza os princípios do educador Paulo Freire sobre o protagonismo, a autonomia, a dialogicidade”, disse.