Na sessão itinerante realizada, ontem, na cidade de Sousa, no auditório da OAB, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou projetos de valorização da cultura local e do povo sertanejo. O presidente da ALPB, Adriano Galdino, destacou o compromisso do Poder Legislativo com a população de todos os municípios do Estado e salientou que é preciso ouvir a população para ter ciência de suas demandas e contribuir, através de legislação e políticas públicas, com a melhoria da qualidade de vida do povo paraibano.
“Com muita alegria e com muita satisfação, estamos hoje em Sousa para mais uma sessão com a participação popular. Isso é muito bom para o Poder Legislativo, estar no interior, ouvir o povo, críticas e sugestões para que possamos aprender com o povo da Paraíba e representá-lo cada vez melhor. Essa é a nossa missão e compromisso de estarmos juntos, construindo, cada vez mais, uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, salientou Adriano.
Natural de Sousa, o deputado André Gadelha agradeceu ao dirigente da Casa de Epitácio Pessoa pela visita do Parlamento Estadual ao município e declarou que a sessão itinerante realizada marcou um dia histórico para a política da cidade. “Um dia de festa, um dia, realmente, para ficar na história política da cidade”. O deputado Luciano Cartaxo, que também é natural de Sousa, avaliou que as sessões itinerantes realizadas pela Assembleia constituem excelente forma de conceder à população um contato direto com o Poder legislativo. “É importante a Assembleia estar tomando essa iniciativa de estar perto da população, de ouvir as demandas populares, de sentir o calor humano e aproximar cada vez mais os assuntos, os mandatos parlamentares das demandas da sociedade”, pontuou.
Por unanimidade, os parlamentares apreciaram e aprovaram projetos que valorizam a cultura da população sousense e sertaneja. De autoria de André Gadelha foram aprovadas duas proposituras. A ALPB aprovou a inclusão no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado da tradicional festa da padroeira de Nossa Senhora dos Remédios, realizada anualmente de 29 de agosto a 08 de setembro e o Festival dos Povos Ciganos, realizado no mês de maio, no município de Sousa. Após duas sessões itinerantes no Sertão paraibano, os deputados também aprovaram o dia 03 de maio como o Dia Estadual do Sertanejo na Paraíba. O PL especifica que incluir o Dia do Sertanejo no calendário oficial da Paraíba é uma maneira de valorizar e celebrar a cultura e as tradições dos sertanejos, reconhecendo sua contribuição para a identidade do Estado.