A Assembleia Legislativa da Paraíba instalou, na noite de ontem, a Frente Parlamentar em Defesa do Ciclismo e Apoio ao Ciclista da Paraíba, em sessão especial realizada no auditório do SESC, no bairro Cabo Branco, em João Pessoa. O evento foi proposto pelo deputado Michel Henrique e, na oportunidade, foi entregue a comenda Talento Esportivo Desportista Genival Leal de Menezes ao ciclista José Danrley Cavalcante dos Santos. Sobre a instalação da Frente, Michel Henrique declarou que ela é justificada “pela necessidade de buscar a garantia de meios de defesa para a prática segura de esporte na modalidade ciclismo, atendendo ao quesito do lazer e da saúde, visto que se trata de promoção à realização de atividade física”.
Lembrando que sempre foi um amante e praticante do ciclismo, Michel Henrique disse que elegeu a defesa do esporte como uma das prioridades do seu mandato. “Hoje, a gente vive esse caos no trânsito. Hoje, o gargalo de toda a cidade é a mobilidade. Então, nós estamos criando essa Frente para discutir, especificamente, essas temáticas do ciclismo quanto à segurança, fazer campanhas educativas, estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e, sobretudo, para que a gente possa desafogar o trânsito, mantendo uma rigidez na defesa do meio ambiente e contribuindo como um todo para essa economia verde”.
O deputado Wilson Filho ressaltou que o ciclismo é uma modalidade esportiva que alcançou um crescimento expressivo durante a pandemia de covid-19. O deputado Alexandre de Zezé destacou a importância da prática do esporte para a saúde mental da população. “É uma frente parlamentar de extrema importância, principalmente nos dias de hoje. O ciclismo, através da prática do esporte, é onde o pessoal está conseguindo fazer o refúgio. Então, essa é uma bandeira de extrema importância também”, referiu. O vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim, também presidente da Frente Parlamentar de Incentivo ao Esporte na Câmara Municipal da Capital, parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa. “Eu acho muito promissora. O ciclismo cresceu demais, principalmente com o advento da pandemia. Muitas pessoas optaram por fazer esporte ao ar livre e também optaram por sair do sedentarismo, tendo em vista o perigo que causava, principalmente, na época da Covid-19. Então, as pessoas começaram a praticar esporte, o fluxo aumentou demais, as vias não estão suportando. A gente precisa de uma educação muito forte da sociedade ainda, nos dois lados, não só o lado dos motoristas mas também dos ciclistas. Qualquer evento que traga essa visibilidade, esse acesso à informação, é essencial”, ressaltou.
A presidente da Federação Paraibana de Ciclismo, Marinez Sousa, disse que a entidade recebeu com satisfação a notícia da criação da Frente Parlamentar pelo deputado Michel Henrique, que, como praticante do esporte, conhece os diversos problemas que afligem o ciclista, tanto amador quanto profissional, no Estado da Paraíba. Durante o evento foi prestada uma homenagem especial ao ciclista João Henrique Paes Pires, que faleceu precocemente no dia 09 de agosto, em João Pessoa. O deputado Michel Henrique apresentou à família o projeto de lei de sua autoria, aprovado pela Assembleia, que dá o nome do atleta à Área de Proteção ao Ciclista de Competição no trecho da PB-008 sul do km 0, entre a Estação Ciência de João Pessoa e o km 6, no Centro de Convenções de João Pessoa.