A presidente do União Brasil Mulher da Paraíba, Carol Morais, esposa do senador Efraim Filho, promoveu no sábado, no Garden Hotel, em Campina Grande, o evento Defesa Lilás, um workshop a nível estadual com o objetivo de atrair as mulheres para a política, “para defender o direito de outras mulheres na luta pela verdadeira emancipação feminina”. Carol afirmou que o evento correspondeu à expectativa e teve ampla repercussão junto ao segmento feminino e a outras lideranças políticas. O União Brasil, conforme ela, está desenvolvendo políticas públicas para defender as mulheres brasileiras e inseri-las na pauta dos grandes temas nacionais.
– Queremos construir um ambiente político mais inclusivo, fortalecer, capacitar mulheres. O União Brasil está percorrendo o país para que essa realidade seja modificada e que nós possamos ter cada vez mais mulheres na política, porque cada mulher que ocupa um espaço de poder, estará dando voz a todas as outras – ressaltou Carol Morais. A deputada estadual Camila Toscano, do PSDB, participou do workshop da Defesa Lilás e informou que foi um evento voltado para promover e fortalecer a participação das mulheres na política, além de discutir políticas públicas e pautas como o fim do machismo e o combate à violência contra a mulher.
Camila prosseguiu: “Esses são assuntos que eu não canso de discutir, por isso fiz questão de participar e contribuir para esse debate que deve ser sempre feito”. A deputada falou da sua admiração pelo trabalho que é desenvolvido por Carol Morais em relação à conscientização das mulheres e a um maior engajamento delas na tomada de decisões. “O tema é relevante para a sociedade como um todo e tenho agitado a sua discussão na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, juntamente com outras parlamentares, além de formular proposituras envolvendo o poder público e representações sociais, num esforço de integração. Ao tomar conhecimento da discussão feita pela secretária da Mulher do governo do Estado, Lídia Moura, com autoridades policiais, sobre o uso de tornozoleiras eletrônicas por homens acusados de agredir mulheres, Camila Toscano lembrou que esta é uma reivindicação sua, que demorou a ser colocada em discussão. “Na verdade, temos inúmeros mecanismos que podem ajudar a pôr fim à escalada de violência”, frisou.
O senador Efraim Filho, presidente do União Brasil na Paraíba, destacou que eventos como o workshop realizado em Campina Grande contam com integral apoio da direção nacional da agremiação, na perspectiva de colaborar para que se ampliem os espaços de representatividade política da mulher na sociedade. “Não tenho dúvidas de que a participação feminina na política só tende a crescer, em todos os aspectos e instâncias, oferecendo uma visão mais justa, mais humana, acerca das problemáticas do cotidiano”, expressou o senador.