O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, participou, ontem, em Brasília, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da instalação do Conselho da Federação, que tem o objetivo de pactuar estratégias conjuntas entre governo federal, Estados e municípios, voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável e à redução das desigualdades sociais e regionais. Na ocasião, também aconteceu a primeira reunião do colegiado que definiu a instituição das Câmaras Técnicas de Fortalecimento da Gestão e da Cooperação Federativa; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Mudança do Clima e Políticas Sociais e Combate às Desigualdades, que serão instalados no dia 22 de novembro.
O Conselho conta com 18 integrantes e composição paritária aos três níveis de governo. Presidido pelo presidente da República, o órgão também tem outros representantes do Governo Federal, além de governadores e representantes de entidades municipalistas. O governador João Azevêdo, membro titular do Conselho da Federação, ressaltou a importância da iniciativa para a construção de soluções conjuntas com a participação de todas as esferas de governo. “Nós tivemos uma reunião extremamente produtiva no Conselho da Federação, com pautas importantes para o Brasil, e esta ferramenta dará um ganho extraordinário para o desenvolvimento do país com a criação do diálogo com todos os níveis de governo para que a gente possa encontrar soluções mais rápidas visando um Brasil cada vez melhor”, frisou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o Conselho da Federação representa um ato histórico e relevante para o processo democrático. “Governar é um processo sistemático de conversa e de busca de soluções, fazendo com que o país aja de forma sensível, democrática e carinhosa com o seu povo no exercício da boa governança porque precisamos de paz, harmonia, estabilidade social e econômica”, sustentou. O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, evidenciou o novo momento do país com o fortalecimento das relações republicanas. “Esse é um momento de pactuação com todos os governadores e prefeitos para construirmos ações para o nosso país a partir do diálogo federativo para promovermos cooperações, políticas públicas e a sustentabilidade da máquina pública, combinado com a riqueza de todos os Estados, representando o símbolo da união brasileira”, falou.
A solenidade também contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, dos ministros Fernando Haddad, Simone Tebet, Rui Costa, além dos governadores de vários Estados do país, dentre eles Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Elmano de Freitas (Ceará), Antônio Denarium (Roraima) e Renato Casagrande (Espírito Santo) e prefeitos. Os secretários de Estado do governo da Paraíba Deusdete Queiroga, Marialvo Laureano, Adauto Fernandes e Ronaldo Guerra também estiveram presentes.