“Atonal e visionário” (2013), longa-metragem de Mirabeau Dias, é a atração do Cineclube O Homem de Areia, na próxima quarta-feira (1º). O filme traça a trajetória do professor, crítico, colecionador, pesquisador, jornalista, turismólogo, cineasta e escritor paraibano Wills Leal (1936-2020), a partir de uma longa entrevista. Com comentário do próprio Mirabeau — que é, também, um dos conselheiros do cineclube —, a sessão vai acontecer a partir das 19h30, no auditório do Sesc Cabo Branco.
Professor em universidades do Rio de Janeiro, de Brasília e da Paraíba, autor de 25 livros e de 23 filmes, Wills foi responsável por projetos como Roliúde Nordestina, Festcine Digital do Semiárido e Polo Hoteleiro do Cabo Branco.
Também teve participação fundamental na criação de algumas instituições paraibanas, como a Associação dos Críticos Cinematográficos da Paraíba, a Academia Paraibana de Cinema, o Conselho Estadual de Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e a seccional paraibana da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PB).
Esse personagem fascinou o professor e cinéfilo Mirabeau Dias, que transformou a sua admiração em um documentário essencial para entender o cenário cultural paraibano, a partir de meados do século passado.
As sessões do cineclube, que sempre ocorreram na Fundação Casa de José Américo (FCJA), acontecerão no Sesc Cabo Branco até o fim deste ano, período em que se conclui a reforma por que passa o auditório da instituição.