O governador João Azevêdo assinou, ontem, durante o programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a ordem de serviço para as obras de reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira, no Brejo paraibano, que receberão investimentos de R$ 31,4 milhões. A unidade de saúde contará, dentre outros ambientes, com a primeira maternidade de média e alta complexidade da região. “Com essa ordem de serviço, estamos garantindo a melhoria e qualificação dos serviços. Assim como Guarabira, são vários hospitais que passarão por reformas. O projeto Amar investe US$ 50 milhões na estrutura física e gerencial da Saúde da Paraíba, em equipamentos e ampliação de UTIS e enfermarias”, frisou o chefe do Executivo estadual.
Os serviços executados nas obras do Hospital Regional de Guarabira compreendem ampliação do Centro de Imagem, abertura de 94 leitos, cinco salas de quarto pré-parto, parto e puerpério, centro de parto normal humanizado, quatro salas de cirurgia, nova central de material e esterilização, além de melhoria de fluxo e adequação às normas. O Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba – Amar é um investimento que visa o fortalecimento da ação do SUS na Paraíba com melhorias na oferta de serviços essenciais, o fortalecimento da rede de serviços baseada na Atenção Primária, por meio do aumento das capacitações clínicas e do treinamento permanente das equipes nos protocolos de linha de cuidado. A construção de novos hospitais, reforma e ampliação de unidades de saúde por toda a Paraíba, entrega de equipamentos de ponta são alguns dos vários investimentos do Amar.
Por outro lado, o governador anunciou, também ontem, a destinação de um helicóptero para o município de Campina Grande a fim de reforçar as ações da Segurança Pública na região. “Nós vamos fazer a base do novo helicóptero que o Ministério da Justiça nos doará em Campina Grande para que a gente possa dar o apoio nas operações de segurança na região”, explicou o chefe do Executivo estadual. O equipamento é resultado de um pleito apresentado pelo governador João Azevêdo ao ministro da Justiça, Flávio Dino. O novo helicóptero deverá chegar à Paraíba até o final deste ano. A decisão do governo fortalecerá as ações de segurança na Rainha da Borborema, que conta também com o Centro Integrado de Comando e Controle. Ao longo de um ano, o CICC já atendeu 166 mil ligações que resultaram em 40 mil despachos atendidos pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.