O deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) comemorou, ontem, a decisão do partido de manter a sua pré-candidatura a prefeito de Campina Grande nas eleições de 2024, em oposição ao atual prefeito Bruno Cunha Lima, que tentará a reeleição. Inácio disse que está à disposição para a luta e que já vem articulando conversas com outros segmentos de oposição, integrantes do denominado Fórum Pró-Campina Grande, para apresentar propostas de soluções para os desafios administrativos locais. Ele já disputou a prefeitura em 2020, obtendo mais de 33 mil votos, e seu nome foi reafirmado, agora, durante conferência municipal da legenda no domingo.
O parlamentar, em entrevistas concedidas a órgãos de comunicação, afirmou que parcelas influentes do eleitorado da Rainha da Borborema clamam por uma renovação efetiva nos seus destinos e nos quadros dirigentes. Lamentou o cenário dominante na cidade há 40 anos, “em que as mesmas famílias se revezam no comando do governo, sem contribuir com mudanças que realmente interessam ao desenvolvimento de uma das cidades mais importantes do interior do Nordeste”. A pré-candidatura de Inácio Falcão é uma das três em discussão no Fórum Pró-Campina – já que o secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, do PSB, e o advogado André Ribeiro, do PDT, são postulantes anunciados. O PCdoB tenta construir um grupo forte para a disputa proporcional, incluindo legendas que fazem parte da Federação como o PT, PDT, Rede e PV.
O esquema do governador João Azevêdo, além de contar com a hipótese de candidatura do secretário Jhony Bezerra, examina a possibilidade de lançamento da candidatura da senadora Daniella Ribeiro, presidente estadual do PSD, que não assume claramente o projeto mas não o descarta. Daniella é mãe do atual vice-governador Lucas Ribeiro e irmã do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, sendo atualmente presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, uma das mais importantes daquela Casa. O próprio governador João Azevêdo tem se empenhado em acompanhar as articulações para a unidade das oposições a fim de derrotar Bruno Cunha Lima, além de fortalecer os investimentos da administração estadual na Rainha da Borborema. Inácio Falcão disse, ontem, que uma das suas diferenças, em comparação com o prefeito Bruno Cunha Lima, é o respeito ao servidor público e a todos os pais e mães de família na cidade.
O prefeito Bruno Cunha Lima ainda enfrenta problemas para integrar o deputado federal Romero Rodrigues, do Podemos, ex-prefeito, à sua campanha, mas há “bombeiros” influentes atuando nesse sentido, a exemplo do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima, que foi candidato ao governo em 2022. Bruno conta com o apoio decidido do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que é aliado do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que tem carreado recursos, obras e investimentos para a administração municipal com o aporte do governo federal. A expectativa é quanto a uma definição partidária de Bruno, que ocorrerá a qualquer momento, com grande possibilidade de ingresso no União Brasil, segundo convite já formulado e reiterado pelo senador Efraim Filho, que o convidou, inclusive, para ocupar a vice-presidência estadual da legenda, na lacuna aberta com a saída do prefeito de Cabedelo, Vítor Hugo, que migrou para o Avante, que passou a presidir.